Guia de Conteúdo
Energia nuclear Nelas, o calor proveniente da divisão do núcleo dos átomos de urânio é utilizado para gerar eletricidade. O urânio é um recurso mineral não renovável encontrado na natureza, que também é utilizado na produção de material radioativo para uso na medicina.
As fontes não renováveis são aquelas que se utilizam de recursos naturais que não se disponibilizam continuamente na natureza. Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
Clique aqui e saiba o que é energia não renovável e conheça mais sobre os seus tipos (petróleo, gás natural, carvão mineral, etc.). A energia não renovável é um tipo de energia esgotável, que pode se originar de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e urânio, utilizado na energia nuclear.
São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
Sim, podem! Quando a exploração, ou consumo, de um recurso natural renovável é feita em um ritmo superior à sua capacidade natural de recuperação, ou seja, acima da capacidade de ter seus estoques naturalmente renovados ou repostos na natureza, esse recurso adquire a condição de exaurível ou esgotável.
Urânio, o combustível de fissão mais comum, é encontrado no solo em concentrações relativamente baixas e é minerado em 19 países. O material é utilizado para alimentar reatores nucleares produtores de energia com Urânio-235, gerando calor que moverá turbinas para a produção de eletrecidade.
Energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil. Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão.
Os combustíveis podem ser obtidos a partir de fontes não renováveis ou renováveis. A diferença principal entre elas é que as fontes de energia não renováveis são aquelas que são geradas por recursos naturais que se esgotam, uma vez que eles acabam não podem ser regenerados.
Os recursos naturais não-renováveis (ouro, prata, diamante, petróleo, ferro, estanho, níquel e etc.) O segundo são os minerais que em sua composição química possuem elementos não metálicos, como carvão e petróleo.
O que é petróleo? O petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, não possui capacidade de regeneração, sendo, assim, finito. Esse elemento é considerado, ainda, um combustível fóssil, sendo uma fonte de energia formada, há milhões de anos, por meio da decomposição de restos de animais e vegetais.
A energia nuclear ou atômica é uma das mais perigosas, uma vez que pode causar danos irreversíveis no planeta. Ela é proveniente de elementos radioativos, sendo obtida a partir da fissão do átomo do urânio e tório.
A produção de energia por meio de recursos renováveis é uma grande aliada no combate à emissão de gases do efeito estufa e do aquecimento global. Outro ponto a ser abordado é que não possuem tanto impacto na natureza quando comparadas às fontes de energia de origens fósseis.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email