Qual o significado de fontes renováveis de energia?

O conceito de energia renovável como alternativa para as energias tradicionais surgiu nos anos 70, visando garantir o fornecimento futuro e gerar menos impacto ambiental. A América Latina é extremamente rica em recursos naturais capazes de gerar energia limpa como energia eólica ou energia solar.

Quais são as fontes de energia sustentáveis?

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

Qual é a importância da energia sustentável?

As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-se uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.

Quais são as vantagens e desvantagens das energias renováveis?

Vantagens das Energias Renováveis Oferecem menos riscos do que a energia nuclear; Permitem a criação de novos postos de emprego (investimentos em zonas desfavorecidas); Permitem reduzir as emissões de CO2, melhor a qualidade de Vida (um Ar mais limpo);

Quais são as vantagens e desvantagens de usar uma fonte de energia renovavel?

Vantagens As fontes renováveis de energia são, geralmente, consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza. Quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos bem menores.

O que é energia limpa e qual sua importância?

A energia limpa contribui para a utilização de fontes renováveis. Além dos recursos utilizados estarem disponíveis para gerações futuras, a energia limpa não causa impactos como o aumento do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, não emite gases de efeito estufa e tampouco agrava o aquecimento global.

Qual a importância da energia para o planeta?

A produção e o consumo de energia de fontes limpas são de extrema importância para a proteção do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida das pessoas. A energia limpa é também um importante fator para se garantir o desenvolvimento sustentável do planeta.

Qual é a importância da energia para a sociedade?

Com a energia elétrica obtemos a luz, a manutenção dos alimentos em geladeiras e freezeres, ar condicionado, banho quente e o uso cada vez maior de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos. Com o GLP ou à lenha cozinhamos nossos alimentos, utilizando-os ainda para aquecimento da água do banho ou outras finalidades.

É possível saber se a energia que recebo vem de fontes renováveis?

É possível saber se a energia que recebo vem de fontes renováveis? Na prática não, porque toda a eletricidade produzida pelos parques eólicos é injetada na rede de transmissão e espalhada por todos pontos da rede elétrica.

O que é fonte energia limpa?

Toda energia renovável que não emite substâncias poluidoras é denominada energia limpa. Solar, eólica, geotérmica, maremotriz, de biomassa e hidráulica são as grandes apostas para a substituição da matriz energética das nações industrializadas.

Qual a diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis?

A diferença é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email