Guia de Conteúdo
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
Enquanto a matriz energética representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar os carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade, a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica. ...
As fontes de energia renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar proveniente da luz do sol, além das fontes eólica, biomassa, hídrica, maremotriz e geotérmica.
As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-se uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.
As principais energias renováveis são a energia solar, energia eólica e energia hídrica, enquanto as energias não renováveis mais utilizadas são o petróleo, carvão mineral e o gás natural.
Dividem-se em fontes renováveis, como a energia solar, e fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis. As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia.
A diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.
Matriz elétrica representa o conjunto de fontes de energia para produção de energia elétrica, sendo, portanto, uma matriz energética. Boa parte da produção elétrica brasileira é proveniente da energia hidráulica, logo a matriz elétrica do Brasil é também bastante renovável.
As fontes de energia são extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhões entre outras aplicações. No Brasil as principais energias utilizadas são: Petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e biocombustíveis.
Os recursos naturais são essenciais para a manutenção da vida, pois suprem as necessidades humanas. Encontrados na natureza, esses recursos podem ser ou não renováveis. Os recursos naturais são elementos essenciais à existência do ser humano e à manutenção da vida.
É muito importante, dado o impacto insustentável das fontes convencionais de energia não renovável, que poluem o meio ambiente queimando combustíveis fósseis; uma alternativa que permite combater a poluição ambiental, gases de efeito estufa, mudanças climáticas e aquecimento global, como é o caso das fontes de energia ...
Já as fontes renováveis são aquelas que têm origem natural — sol, água, vento, por exemplo —, e são encontradas em abundância na natureza, facilitando sua reposição no meio ambiente (o que não significa que sejam inesgotáveis).
As energias não renováveis vêm de recursos que não são substituídos ou são substituídos apenas muito lentamente pelos processos naturais, causando gradualmente impactos negativos. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) afetam diretamente o meio ambiente.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email