Guia de Conteúdo
Segundo a presidente-executiva da (ABEEólica), Elbia Gannoum, o país pode gerar até 800 gigawatts de energia elétrica. “Com a tecnologia hoje existente, o potencial eólico estimado hoje é da ordem de 800 gigawatts.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o potencial de geração do país é de cerca de 500 gigawatts. Esse número é três vezes maior que o atual parque nacional gerador de energia elétrica com todas as fontes disponíveis.
O grande potencial brasileiro de produção de energia renovável se explica pelo clima, agricultura e distribuição hídrica do país. E, por isso, o Brasil tem condições de gerar uma energia cada vez mais limpa.
O Brasil, atualmente, tem 83% de sua matriz elétrica originada de fontes renováveis, de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros.
Considerando apenas a geração de energia elétrica, a participação de renováveis no Brasil totalizou 81,7%, enquanto o índice mundial é de pouco mais de 20%. A biomassa tem uma participação importante na matriz energética do país, com uma colaboração de 8,2% na oferta de energia elétrica.
Além da hidrelétrica, a matriz energética do Brasil também é dividida em: gás natural (9,3%), eólica (8,6%), biomassa (8,4%), carvão e derivados (3,3%), nuclear (2,5%), derivados do petróleo (2,0%), solar (1,0%).
A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico.
A energia nuclear pode ser considerada a energia do futuro principalmente por usar como fonte de energia uma fonte renovável. Além de que com pouca quantidade de urânico, por exemplo, é possível produzir energia por muito tempo.
Essa fonte de energia promove uma profunda transformação do meio natural e resulta em grandes impactos na vegetação, no solo, no ar e na água. A matriz elétrica brasileira é predominantemente formada pelas fontes hidráulicas. Dessa forma, o Brasil detém uma matriz elétrica considerada renovável.
Por esse motivo, a expansão da energia eólica no Brasil surge a partir da necessidade de diversificação das fontes energéticas do país para que este fique menos suscetível a crises no setor e também gere menos impactos ao meio ambiente.
Por conta de grande extensão territorial e da diversidade de biomas e climas encontradas no Brasil, o país conta com uma grande variedade de recursos naturais que podem ser transformados em energia por um preço menor do que o do petróleo, por exemplo.
Energia potencial é a energia que fica "armazenada" em determinado corpo e que pode lhe conferir a capacidade de realizar um trabalho, ou seja, ser transformada em energia cinética.
Quase 70% da energia produzida no Brasil é por meio de barragens, colocando o país como um dos mais altos potenciais hidráulicos do planeta. A maior delas é a Usina de Itaipu, localizada em um trecho do Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email