Guia de Conteúdo
Energia Renovável e Sustentável: é o fornecimento sustentável de energia que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas necessidades.
Energia sustentável é toda a energia elétrica obtida através de fontes renováveis e gerada sem grandes impactos ao meio ambiente, como a energia solar fotovoltaica, que é capaz de atender toda a demanda energética mundial sem a emissão de gases ou agravamento dos impactos ambientais.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-se uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.
A energia solar é sustentável porque sua matéria prima é originada da natureza, ou seja, a captação de energia elétrica é feita pela luz do sol. Desta forma, os recursos naturais podem ser usados de forma abundante e renovável, não afetando o meio ambiente.
As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Os combustíveis fósseis são os meios de geração de energia mais utilizados atualmente.
Quando o conceito de sustentabilidade é aplicado às fontes de energia, ele implica o uso de elementos limpos e renováveis. Isso significa que essas fontes de energia não geram contaminações quando usadas e que se reabastecem naturalmente.
Eliminar desperdício e preservar os recursos naturais O setor de construção civil é responsável por cerca de 40% da utilização da energia total, 25% do consumo de água total, 40% dos recursos naturais e por 30% da geração de resíduos sólidos.
A necessidade de combater o aquecimento global tem levado os países a uma intensa busca por fontes alternativas e limpas de energia. Em média, esse tipo de geração corresponde a 13% da energia produzida em países industrializados e 6% nas nações em desenvolvimento. ...
A energia limpa contribui para a utilização de fontes renováveis. Além dos recursos utilizados estarem disponíveis para gerações futuras, a energia limpa não causa impactos como o aumento do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, não emite gases de efeito estufa e tampouco agrava o aquecimento global.
A produção e o consumo de energia de fontes limpas são de extrema importância para a proteção do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida das pessoas. A energia limpa é também um importante fator para se garantir o desenvolvimento sustentável do planeta.
Com a energia elétrica obtemos a luz, a manutenção dos alimentos em geladeiras e freezeres, ar condicionado, banho quente e o uso cada vez maior de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos. Com o GLP ou à lenha cozinhamos nossos alimentos, utilizando-os ainda para aquecimento da água do banho ou outras finalidades.
As principais energias renováveis são a energia solar, energia eólica e energia hídrica, enquanto as energias não renováveis mais utilizadas são o petróleo, carvão mineral e o gás natural.
Toda energia renovável que não emite substâncias poluidoras é denominada energia limpa. Solar, eólica, geotérmica, maremotriz, de biomassa e hidráulica são as grandes apostas para a substituição da matriz energética das nações industrializadas.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email