Guia de Conteúdo
A Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em produção de energia, é um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, na fronteira entre os dois países.
A maior fonte geradora de energia elétrica no Brasil é a usina hidrelétrica Itaipu Binacional. Ela fica em Foz do Iguaçu, no Paraná, na divisa entre o Brasil e o Paraguai (por isso “binacional”).
Combustíveis fósseis - petróleo, carvão e gás natural O carvão (principalmente o mineral) já foi uma das mais importantes e poluentes fontes de energia no mundo, especialmente com o advento da revolução industrial, porém, seu uso diminuiu bastante onde foi possível substituir o mesmo por derivados do petróleo.
Toda energia renovável que não emite substâncias poluidoras é denominada energia limpa. Solar, eólica, geotérmica, maremotriz, de biomassa e hidráulica são as grandes apostas para a substituição da matriz energética das nações industrializadas.
Energia limpa é qualquer energia renovável, ou seja, aquela gerada sem a emissão de poluentes, com o mínimo de prejuízo à natureza, como a energia solar, energia eólica e hídrica, por exemplo.
Considera-se energia limpa toda aquela eletricidade gerada através de fontes renováveis e sem a emissão de poluentes ou impactos ao meio ambiente. Atualmente, as maiores representantes desse tipo de geração são as energias solar e eólica.
A Itaipu Binacional responde por 75% da energia consumida pelo Paraguai e 17% no Brasil. Apesar da hidrelétrica chinesa de Três Gargantas ter uma capacidade muito superior a de Itaipu (22,4 mil megawatts), a central brasileiro-paraguaia ainda conserva o título de maior produtora de eletricidade do mundo.
No Brasil há diversas usinas hidrelétricas, porém as 5 que geram mais energia são, em ordem decrescente de capacidade: Usina Hidrelétrica de Itaipu (Paraná) , Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Pará), Usina Hidrelétrica São Luíz do Tapajós (Pará) e Usina Hidrelétrica de Tucuruí (Pará) e Usina Hidrelétrica de Santo ...
Até 2012 era considerada a maior usina hidrelétrica do mundo. Localizada no Rio Paraná, na fronteira Brasil-Paraguai, Itaipu tem capacidade de 14.000 MW.
No ano passado, foi batido o recorde de produção com a geração de 98,2 milhões de MWh. Até então, o recorde era de 2008 (94,6 milhões de MWh). A energia de Itaipu abastece, principalmente, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e parte do território paraguaio.
A Itaipu produz uma média de 90 milhões de megawatts-hora (MWh) por ano. Com o aumento da capacidade e em condições favoráveis do rio Paraná (chuvas em níveis normais em toda a bacia) a geração poderá chegar a 100 milhões de MWh em um ano.
Os exemplos mais comuns de energia suja são: carvão mineral e vegetal, energia nuclear, petróleo e gás natural. A energia suja não é renovável, ou seja: sua fonte se esgota com o tempo e está associada à poluição e degradação ambiental.
Dentre as principais fontes de emissão de poluentes, podemos destacar as indústrias, a queima de lixo, os veículos automotores e aviões. Vale destacar que alguns processos naturais levam à emissão de poluentes, como é o caso das erupções vulcânicas, tempestades de areia e incêndios florestais não criminosos.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email