Guia de Conteúdo
A importância da Eletrônica de Potência nesse contexto é que essa tecnologia é a que permite implementar estratégias de controle eficazes na produção, transporte e uso final da energia elétrica.
De maneira simples definimos a eletrônica de potência como uma ciência dedicada ao estudo e desenvolvimento dos conversores estáticos de energia elétrica, como os inversores de frequência, retificadores e conversores CC-CC, visando a máxima eficiência e qualidade nos processos de transformação da energia elétrica, ou ...
1.2 Qual o Método mais eficiente para controle da potencia elétrica? É aquele com uso de chaveamento como dispositivos de controle. É devido a perda de potencia na chave ser menor que no reostato, não havendo dissipação de potência, não ocorrendo perdas.
Os circuitos de eletrônica de potência podem ser classificados em seis tipos: 1. Retificadores com diodos; 2. Conversores CA-CC (retificadores controlados); 3. Conversores CA-CA (controladores de tensão CA) 4.
Os principais dispositivos utilizados são, portanto, bobinas e capacitores e semicondutores. Dessa forma, a eletrônica de potência permite adaptar e transformar corrente contínua para alternada (vice-versa), controlar a velocidade e operação de máquinas elétricas e ativações de maneira geral.
Quanto maior for a potência do aparelho, mais ele consome. Se você está pensando em adquirir eletrodomésticos novos, pesquise a potência de modelos e marcas antes de comprar. Pode ser que um aparelho de menor potência seja suficiente para sua casa, e assim você evita desperdício de energia e de dinheiro.
Conversores estáticos são dispositivos capazes de modificar as características da energia elétrica usada para alimentar uma determinada carga ou consumidor, utilizando para isso circuitos de eletrônica de potência os quais são baseados em componentes semicondutores que operam em modo de comutação (operados como chaves) ...
Os semicondutores de potência são equipamentos que funcionam como chaves, ficam bloqueados ou abertos, com condução de energia. Transistores: é um dos semicondutores de potência empregado como alargador ou como chave de energia elétrica.
Os principais tipos de dispositivos semicondutores usados como chaves em circuitos de eletrônica de potência são: Diodos; Transistores bipolares de junção (BJTs); Transistores de efeito de campo metal-óxido-semicondutor (MOSFETs);
Os diodos de potência são basicamente compostos por duas camadas, uma de um cristal tipo P ( carregado positivamente) e uma camada de cristal N ( carregado negativamente), a junção criada entre eles permite a passagem de corrente elétrica em um único sentido, a diferença dos diodos de potência dos diodos comuns é uma ...
O aumento brusco da temperatura aumenta o número de pares elétrons-lacunas no semicondutor provocando maior corrente de fuga, o que pode levar o SCR ao estado de condução. O disparo por aumento de temperatura deve ser evitado.
O reostato é um componente elétrico que consegue fazer uma alteração no valor da resistência em um circuito, assim é possível aumentar ou diminuir o valor da resistência elétrica, com o intuito de se obter vários valores de corrente elétrica.
Os reostatos eram frequentemente utilizados como dispositivos de controlo de potência, por exemplo para controlar a intensidade da luz (dimmer), velocidade dos motores, aquecedores e fornos. Hoje em dia não são mais utilizados para esta função. Isto é devido à sua eficiência relativamente baixa.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email