Guia de Conteúdo
As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-se uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.
As fontes de energia renováveis são recursos ilimitados para a geração de energia limpa, como a luz do sol (energia solar), o vento (energia eólica), a água (energia hídrica), as marés (energia maremotriz), as ondas do mar (energia ondomotriz) e calor da terra (energia geotérmica).
Os recursos naturais são essenciais para a manutenção da vida, pois suprem as necessidades humanas. Encontrados na natureza, esses recursos podem ser ou não renováveis. Os recursos naturais são elementos essenciais à existência do ser humano e à manutenção da vida.
O uso de energias renováveis no Brasil é comum pela utilização da energia hídrica, solar, eólica e biomassa. O aproveitamento das fontes renováveis deve ser destacado pois, além de auxiliarem na preservação do meio ambiente, também são eficientes na geração de energia elétrica.
É muito importante, dado o impacto insustentável das fontes convencionais de energia não renovável, que poluem o meio ambiente queimando combustíveis fósseis; uma alternativa que permite combater a poluição ambiental, gases de efeito estufa, mudanças climáticas e aquecimento global, como é o caso das fontes de energia ...
A energia limpa contribui para a utilização de fontes renováveis. Além dos recursos utilizados estarem disponíveis para gerações futuras, a energia limpa não causa impactos como o aumento do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, não emite gases de efeito estufa e tampouco agrava o aquecimento global.
O uso de energias renováveis provoca, a longo prazo, a redução da concentração de gases poluentes na atmosfera, o que a torna um fator importante para o controle do efeito estufa e na preservação dos recursos naturais, não alterando a paisagem natural com sua extração e ainda não oferecendo risco eminente de ...
A energia geotérmica pode ser usada para o aquecimento de água em áreas residenciais ou até em cidades inteiras durante o inverno. Ela também pode ser usada para a produção de calor e para a utilização em aquecedores ou aparelhos térmicos de estufas, campos de pesca ou áreas de lazer.
As fontes de energia são extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhões entre outras aplicações. No Brasil as principais energias utilizadas são: Petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e biocombustíveis.
As hidrelétricas são de vital importância para o sistema elétrico brasileiro, pois controlam rapidamente sua tensão e podem alterar sua geração a qualquer momento para atender os horários de pico de consumo, fazendo isso mais rápido que qualquer outra fonte de energia elétrica.
A principal vantagem da energia hidrelétrica é a utilização da água, ou seja, um recurso natural renovável. Porém esse fonte possui inúmeras desvantagens, no geral, ligadas ao elevado impacto ambiental provocado pela sua instalação. O Brasil é um dos grandes produtores de energia hidrelétrica do mundo.
Vantagens As fontes renováveis de energia são, geralmente, consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza. Quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos bem menores.
Vantagens. Uma das principais vantagens da utilização de fontes de energia não renováveis é que elas são mais baratas na implementação, manutenção e transporte. São as mais conhecidas e utilizadas em diversos países, uma vez que possuem um elevado rendimento energético em comparação com as energias renováveis.
Estes recursos minerais são amplamente explorados como fonte de energia pelo homem (carvão, petróleo, gás natural). As principais fontes de energia provêm dos recursos não renováveis, considerados importantes economicamente e geradores de riquezas para os países que os exploram.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email