Guia de Conteúdo
Combustíveis fósseis - petróleo, carvão e gás natural O carvão (principalmente o mineral) já foi uma das mais importantes e poluentes fontes de energia no mundo, especialmente com o advento da revolução industrial, porém, seu uso diminuiu bastante onde foi possível substituir o mesmo por derivados do petróleo.
São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
Devido à queima dos materiais, entre os impactos ambientais da energia elétrica, estão as altas quantidades de gases do efeito estufa liberadas e a proliferação do ácido sulfúrico. Sendo uma das mais prejudiciais para a sociedade, as fontes de energia não renováveis são responsáveis por muitas das mudanças climáticas.
Destruição da vegetação natural; Assoreamento do leito dos rios; Desmoronamento de barreiras; Extinção de espécies de peixes, por interferência nos processos migratórios e reprodutivos (piracema);
Embora a pecuária seja a mais nociva das atividades rurais, ainda assim a agricultura também possui o seu nível de impacto ambiental: desmatamento para o plantio, uso da água, contaminação das águas e solos com fertilizantes e agrotóxicos são alguns dos impactos negativos da agricultura sobre o meio ambiente.
Energias Solar e Eólica Têm Menor Impacto Ambiental Entre Sustentáveis.
As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Os combustíveis fósseis são os meios de geração de energia mais utilizados atualmente.
O tema energético está estritamente relacionado com o Meio Ambiente, visto que toda energia produzida no planeta é resultado da utilização e transformação dos recursos naturais. Assim, cada vez mais, foram geradas energia proveniente da água, carvão, petróleo, gás natural, entre outras.
Dentre as principais fontes de emissão de poluentes, podemos destacar as indústrias, a queima de lixo, os veículos automotores e aviões. Vale destacar que alguns processos naturais levam à emissão de poluentes, como é o caso das erupções vulcânicas, tempestades de areia e incêndios florestais não criminosos.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
A principal fonte de energia existente hoje é o petróleo, no entanto apesar de não ser um fonte de energia renovável, e ser um dos principais responsáveis pelo efeito estufa o petróleo ainda será motivo de muitas guerras e conflitos entre os países, principalmente aqueles países que dependem muito dessa fonte ...
As energias não renováveis vêm de recursos que não são substituídos ou são substituídos apenas muito lentamente pelos processos naturais, causando gradualmente impactos negativos. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) afetam diretamente o meio ambiente.
Os combustíveis podem ser obtidos a partir de fontes não renováveis ou renováveis. A diferença principal entre elas é que as fontes de energia não renováveis são aquelas que são geradas por recursos naturais que se esgotam, uma vez que eles acabam não podem ser regenerados.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email