Guia de Conteúdo
A energia geotérmica é gerada pelo calor proveniente do interior da Terra, que é transportado para uma usina e transformado em eletricidade.
Já as fontes renováveis são aquelas que têm origem natural — sol, água, vento, por exemplo —, e são encontradas em abundância na natureza, facilitando sua reposição no meio ambiente (o que não significa que sejam inesgotáveis).
As fontes de energia não renováveis são aquelas que são geradas por recursos naturais que não se renovam, ou seja, são esgotáveis. Exemplos de fontes não renováveis de energia: os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto) e a energia nuclear.
Os três países com maior produção de energia geotérmica no mundo são os Estados Unidos, as Filipinas e a Indonésia.
A diferença é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.
Quais são as fontes de energia térmica? A energia térmica pode ser obtida a partir da queima de algum combustível como gás, petróleo ou madeira e também pode ser obtida dos raios do sol e do calor produzido no interior da Terra.
A energia geotérmica é obtida por meio do calor do interior da Terra, portanto é renovável, e é uma alternativa aos combustíveis fósseis para gerar energia elétrica.
Pode ser obtida a partir do sol (energia solar), não poluindo o meio ambiente. Obtida a partir da queima de lenha, uma matéria-prima barata e encontrada em qualquer lugar. Pode ser obtida através do gás natural, que é menos poluente do que os derivados do petróleo e carvão.
Energia Geotérmica no Brasil e no Mundo Os três países com maior produção de energia geotérmica no mundo são: os Estados Unidos, as Filipinas e a Indonésia. Além deles, outros países têm optado pela produção de energia geotérmica, tais quais a China, Japão, Chile, México, França, Alemanha, Suíça, Hungria, Islândia.
Dos etruscos a Larderello, passando por Dante Alighieri: a história da energia geotérmica deve muito à Itália. O potencial do calor da Terra tem sido usado desde os tempos pré-históricos para obter os mais variados benefícios.
As fontes não renováveis são aquelas que se utilizam de recursos naturais que não se disponibilizam continuamente na natureza. Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
Dividem-se em fontes renováveis, como a energia solar, e fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis. As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia.
Energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil. Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email