Guia de Conteúdo
Usinas de Energia Renovável A energia hidráulica é a fonte de energia renovável mais utilizada no Brasil, representando 61% da geração de energia elétrica do país. São divididas em Centrais Hidrelétricas (quando maiores que 30 MW) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (menores que 30 MW).
Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
Energia renovável chega a quase 50% da matriz energética brasileira. Quase metade da energia energética produzida no Brasil vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.
A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico.
São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
O uso de fontes não renováveis provoca grandes impactos negativos no meio ambiente, em virtude da emissão de gases poluentes à atmosfera, agravando problemas como aquecimento global e efeito estufa; O mau uso e a má exploração desses recursos energéticos podem provocar acidentes devastadores.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
A solar fotovoltaica saltará dos atuais 2% para 8%, enquanto a eólica avança de 9% para 16%. As usinas térmicas a gás natural, que hoje garantem 7%, da energia, dobram sua participação.
Tendências e perspectivas do setor de energia brasileiro Segundo o documento Balanço Energético Nacional 2020, elaborado pela EPE, o Brasil fechou 2019 com 83% de participação de fontes renováveis em sua matriz elétrica, além de recuo na geração de energia por meio de derivados de petróleo.
Assim, enquanto, no mundo, o uso de fontes não renováveis é de 85,9%, no Brasil esse uso é de 56,5%. Quanto às fontes renováveis, no Brasil o percentual é de 43,5%, enquanto no mundo é de apenas 14,1%. Estes são os percentuais relativos a cada fonte de energia empregada no Brasil: hidráulica ou hídrica: 60%;
As duas principais fontes de energia utilizadas no Brasil e classificadas entre as renováveis são as hidrelétricas, para a produção de eletricidade, e a biomassa, principalmente na produção dos biocombustíveis, com destaque para o etanol.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email