Guia de Conteúdo
As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-se uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.
Vantagens As fontes renováveis de energia são, geralmente, consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza. Quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos bem menores.
De acordo com estudo publicado pelo Nature Communications, a adoção de fontes renováveis de geração de energia podem reduzir em até 80% as emissões de carbono até 2050. O estudo analisou os benefícios da descarbonização do setor de energia, um dos setores que mais emitem poluentes na atmosfera atualmente.
As fontes de energia são extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhões entre outras aplicações. No Brasil as principais energias utilizadas são: Petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e biocombustíveis.
Os recursos naturais são essenciais para a manutenção da vida, pois suprem as necessidades humanas. Encontrados na natureza, esses recursos podem ser ou não renováveis. Os recursos naturais são elementos essenciais à existência do ser humano e à manutenção da vida.
“Com as renováveis, ocorre a redução de poluição do ar com queima de combustíveis. Além disso, as cadeias de fornecimento para energias solares e eólicas são muito mais limpas do que a extração de combustíveis fósseis ou do que a produção de bioenergia”, escreveu Luderer.
As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Os combustíveis fósseis são os meios de geração de energia mais utilizados atualmente.
A produção de eletricidade a partir da biomassa, do carvão, do gás e da energia hidrelétrica, por exemplo, induz emissões de gases de efeito estufa indiretas muito maiores do que a eletricidade nuclear, Solar e solar “. ...
Desvantagens. No entanto, a utilização dos recursos não renováveis gera muitos poluentes e possui um elevado impacto ambiental, por exemplo: aquecimento global, chuva ácida, perda da biodiversidade, bem como o esgotamento das fontes.
São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email