Guia de Conteúdo
Fontes renováveis, como energia solar e eólica, são eficientes por horas limitadas do dia. Este é um dos principais fatores que impediram o crescimento de energia renovável. Portanto, ser capaz de armazenar grandes quantidades de energia gerada quando sistemas renováveis operam ao máximo é crucial.
As fontes alternativas de energia no Brasil representam 84% da matriz energética, sendo a água, o vento, a biomassa e o Sol as mais utilizadas, gerando as energias hídrica, eólica, biocombustível e a energia solar, respectivamente.
As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-se uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.
Redução dos impactos ambientais O uso de energias renováveis colabora para a mitigação das mudanças climáticas, impactos ambientais e danos à saúde. As emissões poluentes associadas a essa categoria, são mínimas.
As fontes de energia são extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhões entre outras aplicações. No Brasil as principais energias utilizadas são: Petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e biocombustíveis.
Os recursos naturais são essenciais para a manutenção da vida, pois suprem as necessidades humanas. Encontrados na natureza, esses recursos podem ser ou não renováveis. Os recursos naturais são elementos essenciais à existência do ser humano e à manutenção da vida.
Energia Limpa no Brasil Como solução, devem ser feitos investimentos para acelerar o desenvolvimento e a utilização de fontes como a energia eólica e solar, também por serem renováveis.
A energia é um insumo indispensável ao desenvolvimento econômico. Essas fontes são responsáveis por 90% do abastecimento energético mundial. Embora a energia seja crucial para o funcionamento das sociedades modernas, sua importância relativa varia de acordo com o estágio e o modelo de desenvolvimento de cada país.
Neste sentido, utilizar tipos de energia limpa, como a solar, significa pensar adiante e contribuir para que, a longo prazo, os índices de poluição e espalhamento dos gases de efeito estufa diminuam e não afetem a nossa atmosfera.
A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico.
Considerando apenas a geração de energia elétrica, a participação de renováveis no Brasil totalizou 81,7%, enquanto o índice mundial é de pouco mais de 20%. Dentro da categoria de biomassa, a cana-de-açúcar é a fonte mais representativa, utilizada para a produção de etanol e eletricidade.
Vantagens As fontes renováveis de energia são, geralmente, consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza. Quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos bem menores.
Energia renovável chega a quase 50% da matriz energética brasileira. Quase metade da energia energética produzida no Brasil vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.
"O Brasil, devido ao seu clima e à sua superfície, possui um enorme potencial em termos de energia eólica e solar, mas não explora de forma suficiente sua capacidade nessas áreas", afirmou.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email