Guia de Conteúdo
O país já não utiliza nenhum tipo de combustível fóssil, lançando mão apenas de eletricidade gerada por meio de campos geotérmicos ou hidrelétricas.
Quase 100% da energia da Islândia provém de fontes renováveis. Grande parte da energia elétrica vem das centrais geotérmicas e hidroelétricas.
País aposta no calor da lava para garantir abastecimento sustentável de energia elétrica. Praticamente toda (85%) a energia elétrica islandesa vem de fontes renováveis: geotérmica e hidrelétrica. Nas usinas geotérmicas, o funcionamento das turbinas é produzido pelo calor das rochas.
A energia geotérmica é um tipo de energia renovável obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O processo de aproveitamento dessa energia é feito por meio de grandes perfurações no solo, já que o calor do nosso planeta está localizado abaixo da superfície da Terra.
Considerada uma opção sustentável às fontes de energia fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, a geotérmica é pouco poluente e renovável, já que o volume de água no interior da Terra é constantemente reabastecido pelo ciclo natural das chuvas e o calor é permanentemente gerado no núcleo terrestre.
No Brasil, ainda faltam estudos que visem à exploração da energia geotérmica para geração de eletricidade. O custo inicial de explorar e perfurar entre três e cinco poços geotérmicos varia de 20 milhões a 30 milhões de dólares.
Reykjavik tem uma localização geológica privilegiada. Todos os dias, energia que vem de fontes termais subterrâneas (geotérmica) é usada para gerar eletricidade e aquecimento a 95% de todos os edifícios da cidade. Em termos de emissões de CO2, a cidade é hoje uma das mais limpas do mundo.
As fontes de eletricidade limpa são: energia hidráulica, energia eólica, energia solar, energia maremotriz e energia geotérmica, enquanto a principal energia limpa substituta do petróleo é a energia da biomassa.
Os Estados Unidos continuam na primeira colocação, seguidos de China e Índia, que passou da sexta para a terceira posição, conforme a 57ª edição do Índice de Atratividade de Países em Energia Renovável (RECAI, na sigla em inglês).
A Energia Geotérmica (ou Energia Geotermal) é um tipo de energia renovável obtida através do calor proveniente do interior do planeta terra. De tal modo, esse tipo de recurso energético é obtido por meio das rochas quentes, (secas e úmidas) e o vapor quente provenientes do interior da Terra. ...
A energia geotérmica é gerada pelo calor proveniente do interior da Terra, que é transportado para uma usina e transformado em eletricidade. São conhecidas como fontes convencionais de obtenção de energia, como, por exemplo, hidrelétricas, termelétricas, os combustíveis fósseis, entre outros.
A energia geotérmica pode ser utilizada como uma importante fonte de produção de eletricidade, além de permitir o uso doméstico e industrial da água aquecida.
A energia geotérmica é obtida por meio do calor do interior da Terra, portanto é renovável, e é uma alternativa aos combustíveis fósseis para gerar energia elétrica.
Vantagens e desvantagens da energia geotérmica Menor índice de poluição. Não pode ser transportada. Baixos custos de administração e preços de eletricidade inferiores. Danificação de paisagem pela poluição térmica.
Dos etruscos a Larderello, passando por Dante Alighieri: a história da energia geotérmica deve muito à Itália. O potencial do calor da Terra tem sido usado desde os tempos pré-históricos para obter os mais variados benefícios.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email