Guia de Conteúdo
A energia solar possui a vantagem de ser uma energia limpa, sustentável, alternativa e renovável, além de possuir uma fonte de energia gratuita e trazer economia para seus consumidores.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
Uma energia classificada como renovável ou limpa não é necessariamente uma energia sustentável. Este conceito se opõe ao da energia não renovável, gerada por combustíveis fósseis, os quais existem na natureza em quantidades limitadas, como o petróleo, gás natural e carvão mineral.
A produção de eletricidade a partir da biomassa, do carvão, do gás e da energia hidrelétrica, por exemplo, induz emissões de gases de efeito estufa indiretas muito maiores do que a eletricidade nuclear, Solar e solar “. ...
Nesse caso, são consideradas energias limpas: energia solar, eólica, geotérmica, hidráulica, biomassa e maremotriz. Essas fontes surgem como grandes apostas para substituir a matriz energética dos países, visando uma geração mais limpa e sustentável. Nesse sentido, o Brasil tem se destacado positivamente.
A energia limpa é todo tipo de energia que libera quantidades minúsculas ou praticamente zero de gases poluentes geradores do efeito estufa, como radiação, dióxido de carbono e qualquer tipo de contaminante químico para a atmosfera do planeta. A energia solar e a energia eólica são os exemplos mais comuns.
Energia sustentável é toda energia elétrica originada a partir de fontes renováveis que não geram impactos ao meio ambiente, como a energia solar fotovoltaica e a eólica.
A energia limpa é produzida através de recursos renováveis, já a suja utiliza fontes não renováveis e que se esgotam com o tempo. A energia limpa, por sua vez, refere-se à energia produzida a partir de recursos renováveis e que não produzem resíduos poluidores do ambiente.
As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Os combustíveis fósseis são os meios de geração de energia mais utilizados atualmente.
Nos últimos anos, a questão energética traz novas discussões: agências internacionais, estados e a sociedade, geram debate sobre consumo, recursos naturais, mudanças climáticas e, principalmente, a segurança energética dos países mais ricos. Antes de tudo, é importante conhecer os diferentes tipos de fontes de energia.
Os impactos ambientais causados pelas fontes de energia nuclear são os que mais preocupam os ambientalistas. Isso porque os resíduos produzidos pela energia nuclear são altamente contaminantes, tanto para o meio ambiente quanto para o homem, e ainda não existe nenhuma alternativa de descarte 100% segura.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email