Guia de Conteúdo
Energia atômica é mais limpa, não sofre de intermitência, precisa de uma área até 360 vezes menor que a de uma usina eólica e 75 vezes menor que a de uma solar com a mesma capacidade instalada. Além disso, é mais segura e gera empregos de maior valor agregado.
A energia nuclear não é renovável, uma vez que não é gerada por meio de recursos naturalmente reabastecidos, tais como vento ou Sol. Apesar disso, a energia nuclear é considerada uma fonte limpa, uma vez que não emite gases do efeito estufa e nem prejudica o meio ambiente.
A usina nuclear analisada é do tipo BWR, com capacidade de geração de 1144 MW. A eficiência encontrada do ciclo da planta foi de 34,6%, valor ligeiramente superior ao resultado encontrado num PWR.
A energia nuclear não é renovável, uma vez que não utiliza recursos que são naturalmente reabastecidos. Um dos principais argumentos utilizados para defender o uso da energia nuclear como uma alternativa limpa é o fato de que ela não emite CO2 para a atmosfera, não contribuindo para o aquecimento global.
Por definição, a energia eólica é um tipo de energia obtida a partir do vento. Ela é considerada 100% limpa pois não polui o meio ambiente no processo de geração de energia e é renovável já que tem como fonte um recurso inesgotável.
A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido. Os primeiros resultados da divisão do átomo de metais pesados, como o urânio e o plutônio, foram obtidos em 1938. A princípio, a energia liberada pela fissão nuclear foi utilizada para objetivos militares.
A energia nuclear pode ser usada para produzir eletricidade. Na cisão nuclear, os dois tipos de recursos energéticos usados para produzir energia nuclear são o Urânio e o Tório. Destes dois minérios radioativos, o Urânio é o mais utilizado e, consequentemente, o mais conhecido.
Sua principal utilização é a produção de energia elétrica, através de usinas termonucleares. Essas usinas funcionam a partir da fissão (separação) nuclear, controlada dentro dos reatores.
A energia solar possui a vantagem de ser uma energia limpa, sustentável, alternativa e renovável, além de possuir uma fonte de energia gratuita e trazer economia para seus consumidores.
As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Os combustíveis fósseis são os meios de geração de energia mais utilizados atualmente.
A energia hídrica é considerada como um dos dos processos mais eficientes e menos poluidores de produção de energia elétrica, assim esta fonte de energia é considerada como uma energia renovável e sustentável.
Energia nuclear é toda a energia associada a mudanças da constituição do núcleo de um átomo, por exemplo, quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio 235, dividindo-o, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor.
Principais características da energia nuclear: Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação.
Em termos de fontes energéticas, a energia nuclear consiste na produção de eletricidade a partir do processo de fissão nuclear e, em consequência, da reação de fissão nuclear em cadeia, o que libera uma grande quantidade de calor (energia térmica).
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email