Guia de Conteúdo
As principais energias renováveis são a energia solar, energia eólica e energia hídrica, enquanto as energias não renováveis mais utilizadas são o petróleo, carvão mineral e o gás natural.
Vantagens As fontes renováveis de energia são, geralmente, consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza. Quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos bem menores.
Considerando apenas a geração de energia elétrica, a participação de renováveis no Brasil totalizou 81,7%, enquanto o índice mundial é de pouco mais de 20%. A biomassa tem uma participação importante na matriz energética do país, com uma colaboração de 8,2% na oferta de energia elétrica.
Em resumo, a energia solar é a energia em que a fonte é a luz solar, sendo uma energia alternativa e sustentável e podendo ser utilizada tanto para geração de eletricidade (pela energia fotovoltaica) quanto para aquecimento de água (com a energia solar térmica).
Energia Solar Fotovoltaica é a conversão direta da luz do sol em energia elétrica por meio das placas solares fotovoltaicas, tecnologia que tem suas origens em descobertas feitas ainda no século XIX e que, hoje, cresce no mundo todo permitindo aos consumidores economizarem em suas casas e empresas.
A energia solar pode ser utilizada por meio de 3 tecnologias: Pela Energia Solar Fotovoltaica, gerando energia elétrica para o estabelecimento, pela Energia solar térmica, aquecendo água e outros líquidos e pela arquitetura bioclimática, planejando o imóvel para otimização do uso da luz solar.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
Dividem-se em fontes renováveis, como a energia solar, e fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis. As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia.
Custos elevados de investimento e infra-estruturas apropriadas; Impactos visuais negativos no meio ambiente; Energia Eólica – o custo inicial das turbinas é muito elevado. ...
Energia renovável chega a quase 50% da matriz energética brasileira. Quase metade da energia energética produzida no Brasil vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.
Tendências e perspectivas do setor de energia brasileiro Segundo o documento Balanço Energético Nacional 2020, elaborado pela EPE, o Brasil fechou 2019 com 83% de participação de fontes renováveis em sua matriz elétrica, além de recuo na geração de energia por meio de derivados de petróleo.
Energia Hidrelétrica Em primeiro lugar, a geração de energia a partir das usinas hidrelétricas corresponde a mais de 64% da matriz energética nacional e estima-se que atualmente apenas 35% do potencial hidrelétrico esteja sendo explorado.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email