Guia de Conteúdo
A maior parte das fontes não renováveis é produzida a partir da queima de substâncias, o que resulta na emissão de gases tóxicos ao meio ambiente. Além de prejudicarem diretamente o ecossistema do planeta, estes gases também interferem na camada de ozônio, causando o chamado efeito estufa.
As fontes não renováveis são aquelas que se utilizam de recursos naturais que não se disponibilizam continuamente na natureza. Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
Vantagens. Uma das principais vantagens da utilização de fontes de energia não renováveis é que elas são mais baratas na implementação, manutenção e transporte. São as mais conhecidas e utilizadas em diversos países, uma vez que possuem um elevado rendimento energético em comparação com as energias renováveis.
As energias não renováveis vêm de recursos que não são substituídos ou são substituídos apenas muito lentamente pelos processos naturais, causando gradualmente impactos negativos. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) afetam diretamente o meio ambiente.
Os recursos naturais são essenciais para a manutenção da vida, pois suprem as necessidades humanas. Encontrados na natureza, esses recursos podem ser ou não renováveis. Os recursos naturais são elementos essenciais à existência do ser humano e à manutenção da vida.
São chamadas de não renováveis todas as fontes de energia presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas se acabarem. Esses recursos não podem ser renovados pois sua recomposição na natureza ocorre de forma extremamente lenta.
Clique aqui e saiba o que é energia não renovável e conheça mais sobre os seus tipos (petróleo, gás natural, carvão mineral, etc.). A energia não renovável é um tipo de energia esgotável, que pode se originar de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e urânio, utilizado na energia nuclear.
Energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil. Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão.
Os recursos não renováveis são aqueles que uma vez utilizados não pode ser substituídos como, por exemplo, o combustível fóssil que uma vez utilizado para movimentar um veículo, está perdido para sempre. Estes recursos minerais são amplamente explorados como fonte de energia pelo homem (carvão, petróleo, gás natural).
Os combustíveis podem ser obtidos a partir de fontes não renováveis ou renováveis. A diferença principal entre elas é que as fontes de energia não renováveis são aquelas que são geradas por recursos naturais que se esgotam, uma vez que eles acabam não podem ser regenerados.
Assuntos: São fontes de energia não-renovável, EXCETO: a) Petróleo.
O que é petróleo? O petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, não possui capacidade de regeneração, sendo, assim, finito. Esse elemento é considerado, ainda, um combustível fóssil, sendo uma fonte de energia formada, há milhões de anos, por meio da decomposição de restos de animais e vegetais.
Fontes de energia são opções energéticas com origens diversas. Dividem-se em fontes renováveis, como a energia solar, e fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis. Conforme a capacidade natural de reposição de recursos, as fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis.
Já as fontes renováveis são aquelas que têm origem natural — sol, água, vento, por exemplo —, e são encontradas em abundância na natureza, facilitando sua reposição no meio ambiente (o que não significa que sejam inesgotáveis).
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email