Guia de Conteúdo
As energias renováveis brasileiras mais utilizadas são: a energia hidrelétrica (17,7%); A energia produzida a partir de recursos como carvão vegetal e lenha (9,7%), comum nas termelétricas e energias produzidas a partir da biomassa (15,7%).
Qual é a porcentagem de uso de energia renovável no Brasil? Como era de se esperar, a principal fonte de energia renovável no Brasil é a hidrelétrica, que representa mais de 60%, seguida pela eólica (cerca de 9%), biomassa e biogás (cerca de 9%) e solar centralizada (cerca de 1%).
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico.
As fontes de energias renováveis mais usadas no mundo são a hidráulica, eólica, solar, biomassa, geotérmica, maremotriz e hidrogênio. Neste artigo, falamos apenas das três primeiras, que respondem pelo maior percentual de produção alternativa atualmente no mundo.
Energia renovável chega a quase 50% da matriz energética brasileira. Quase metade da energia energética produzida no Brasil vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.
Energia hidráulica 75% da energia elétrica produzida no Brasil provém de usinas hidrelétricas, representando 42% da matriz energética brasileira. No país, existem mais de 200 grandes hidrelétricas, além das pequenas e micros centrais. Portanto, essa é a matriz energética mais utilizada no país.
Além da hidrelétrica, a matriz energética do Brasil também é dividida em: gás natural (9,3%), eólica (8,6%), biomassa (8,4%), carvão e derivados (3,3%), nuclear (2,5%), derivados do petróleo (2,0%), solar (1,0%).
Segundo a presidente-executiva da (ABEEólica), Elbia Gannoum, o país pode gerar até 800 gigawatts de energia elétrica. “Com a tecnologia hoje existente, o potencial eólico estimado hoje é da ordem de 800 gigawatts.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email