Guia de Conteúdo
São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
Energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil. Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão.
As energias não renováveis vêm de recursos que não são substituídos ou são substituídos apenas muito lentamente pelos processos naturais, causando gradualmente impactos negativos. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) afetam diretamente o meio ambiente.
As energias renováveis representam verdadeiros benefícios para a natureza, já que contam muitas vezes com baixos custos, e, além disso, não necessitam de processos artificiais que resultam em prejuízo para o meio ambiente. Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis.
Os combustíveis podem ser obtidos a partir de fontes não renováveis ou renováveis. A diferença principal entre elas é que as fontes de energia não renováveis são aquelas que são geradas por recursos naturais que se esgotam, uma vez que eles acabam não podem ser regenerados.
O que é petróleo? O petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, não possui capacidade de regeneração, sendo, assim, finito. Esse elemento é considerado, ainda, um combustível fóssil, sendo uma fonte de energia formada, há milhões de anos, por meio da decomposição de restos de animais e vegetais.
Vantagens As fontes renováveis de energia são, geralmente, consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza. Quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos bem menores.
Custos elevados de investimento e infra-estruturas apropriadas; Impactos visuais negativos no meio ambiente; Energia Eólica – o custo inicial das turbinas é muito elevado. ...
A energia nuclear ou atômica é uma das mais perigosas, uma vez que pode causar danos irreversíveis no planeta. Ela é proveniente de elementos radioativos, sendo obtida a partir da fissão do átomo do urânio e tório.
Dividem-se em fontes renováveis, como a energia solar, e fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis. As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia.
Os recursos não renováveis são aqueles que uma vez utilizados não pode ser substituídos como, por exemplo, o combustível fóssil que uma vez utilizado para movimentar um veículo, está perdido para sempre. Estes recursos minerais são amplamente explorados como fonte de energia pelo homem (carvão, petróleo, gás natural).
Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que são inesgotáveis (como a luz solar e os ventos) ou aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza (a água, por exemplo), seja pelos seres humanos (os vegetais cultivados na agricultura).
Significado de Renováveis Renováveis vem do verbo renovar. O mesmo que: progredíeis, reformáveis, reparáveis, reestruturáveis, regeneráveis, reorganizáveis, revigoráveis, relembráveis, reaparecíeis.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email