Guia de Conteúdo
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
A Energia do Sol provém das reações de fusão nuclear entre átomos de hidrogênio e Hélio. Essas reações ocorrem no núcleo da estrela e a energia gerada é propagada por convecção até a superfície solar.
As energias não renováveis vêm de recursos que não são substituídos ou são substituídos apenas muito lentamente pelos processos naturais, causando gradualmente impactos negativos. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) afetam diretamente o meio ambiente.
A energia fotovoltaica, também conhecida como energia solar, tem um grande potencial de crescimento e investimento em nosso país, uma vez que o sol é uma constante do nosso clima. Isso faz com que esse tipo de energia seja extremamente vantajoso.
A energia solar é uma das fontes de energia mais limpas que existem, uma vez que sua utilização não produz resíduos, embora a fabricação dos dispositivos que permitem o uso da Energia Solar, para aplicações industriais ou residenciais, gerem vários resíduos.
Energia Solar: a fonte alternativa de energia elétrica mais viável para empresas e residências.
Os recursos não renováveis são aqueles que uma vez utilizados não pode ser substituídos como, por exemplo, o combustível fóssil que uma vez utilizado para movimentar um veículo, está perdido para sempre. Estes recursos minerais são amplamente explorados como fonte de energia pelo homem (carvão, petróleo, gás natural).
Dividem-se em fontes renováveis, como a energia solar, e fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis. As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia.
Considerando apenas a geração de energia elétrica, a participação de renováveis no Brasil totalizou 81,7%, enquanto o índice mundial é de pouco mais de 20%. A biomassa tem uma participação importante na matriz energética do país, com uma colaboração de 8,2% na oferta de energia elétrica.
Vantagens As fontes renováveis de energia são, geralmente, consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza. Quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos bem menores.
A energia dentro do Sol é produzida pelo processo conhecido como fusão nuclear. Durante esse processo, a pressão e temperatura são extremamente altas, o que faz os quatro núcleos do átomo de Hidrogênio se fundirem tornando-se um átomo de Hélio.
O Sol emite energia em forma de radiação eletromagnética, da qual uma parte é interceptada pelo sistema Terra-atmosfera e convertida em outras formas de energia como, por exemplo, calor e energia cinética da circulação atmosférica. É importante notar que a energia pode ser convertida, mas não criada ou destruída.
As medidas mostram que cada metro quadrado na Terra recebe do Sol uma potência (energia/segundo) de 1400 watts, isto é, a potência de 14 lâmpadas de 100 watts.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email