Guia de Conteúdo
As principais energias renováveis são a energia solar, energia eólica e energia hídrica, enquanto as energias não renováveis mais utilizadas são o petróleo, carvão mineral e o gás natural.
São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
A energia limpa é produzida através de recursos renováveis, já a suja utiliza fontes não renováveis e que se esgotam com o tempo. A energia limpa, por sua vez, refere-se à energia produzida a partir de recursos renováveis e que não produzem resíduos poluidores do ambiente.
Energia renovável, em teoria, é para ser algo inesgotável e que contenha uma fonte contínua de energia. Entretanto, existem diversos casos de energias renováveis que emitem algum grau de poluente que as impede de serem consideradas limpas.
Combustíveis fósseis - petróleo, carvão e gás natural O carvão (principalmente o mineral) já foi uma das mais importantes e poluentes fontes de energia no mundo, especialmente com o advento da revolução industrial, porém, seu uso diminuiu bastante onde foi possível substituir o mesmo por derivados do petróleo.
Energia Solar O sol é a fonte energética sustentável mais segura e abundante disponível ao homem. Ela se manifesta de duas formas: luz e calor. Enquanto o calor é utilizado para aquecimento da água através dos sistemas solares térmicos, a sua luz é cada vez mais utilizada para geração elétrica.
Já as fontes renováveis são aquelas que têm origem natural — sol, água, vento, por exemplo —, e são encontradas em abundância na natureza, facilitando sua reposição no meio ambiente (o que não significa que sejam inesgotáveis).
Energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil. Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão.
Toda energia renovável que não emite substâncias poluidoras é denominada energia limpa. Solar, eólica, geotérmica, maremotriz, de biomassa e hidráulica são as grandes apostas para a substituição da matriz energética das nações industrializadas.
O uso de energias renováveis provoca, a longo prazo, a redução da concentração de gases poluentes na atmosfera, o que a torna um fator importante para o controle do efeito estufa e na preservação dos recursos naturais, não alterando a paisagem natural com sua extração e ainda não oferecendo risco eminente de ...
A principal desvantagem é o fato de não serem renováveis. Um dia as reservas destas fontes vão acabar e, caso o ser humano não invista o necessário em fontes renováveis (eólica, hidrelétrica, solar entre outras), poderemos sofrer falta de energia no futuro.
Os recursos naturais não-renováveis (ouro, prata, diamante, petróleo, ferro, estanho, níquel e etc.) O segundo são os minerais que em sua composição química possuem elementos não metálicos, como carvão e petróleo.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email