Guia de Conteúdo
As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-se uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.
O principal componente encarecedor dos empreendimentos de geração de eletricidade por fontes renováveis é o investimento inicial. Portanto, políticas de crédito e incentivos fiscais podem ser eficazes para diminuir custos e aumentar a competitividade dessas fontes energéticas.
Vantagens As fontes renováveis de energia são, geralmente, consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza. Quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos bem menores.
Custos elevados de investimento e infra-estruturas apropriadas; Impactos visuais negativos no meio ambiente; Energia Eólica – o custo inicial das turbinas é muito elevado. ...
As fontes de energia renováveis são recursos ilimitados para a geração de energia limpa, como a luz do sol (energia solar), o vento (energia eólica), a água (energia hídrica), as marés (energia maremotriz), as ondas do mar (energia ondomotriz) e calor da terra (energia geotérmica).
É muito importante, dado o impacto insustentável das fontes convencionais de energia não renovável, que poluem o meio ambiente queimando combustíveis fósseis; uma alternativa que permite combater a poluição ambiental, gases de efeito estufa, mudanças climáticas e aquecimento global, como é o caso das fontes de energia ...
Vantagens. Uma das principais vantagens da utilização de fontes de energia não renováveis é que elas são mais baratas na implementação, manutenção e transporte. São as mais conhecidas e utilizadas em diversos países, uma vez que possuem um elevado rendimento energético em comparação com as energias renováveis.
A política energética brasileira baseia-se na Lei 9478/1997, que destaca a importância da sustentabilidade das soluções preconizadas, a utilização de energias renováveis, o uso eficiente da energia, a diversificação da matriz energética e a preservação do meio ambiente.
O Brasil dispõe de enorme potencial e diversas fontes de recursos energéticos, como hidrelétrico, eólico, solar, biomassa e eficiência energética.
São opções energéticas pouco poluentes, consideradas limpas e inesgotáveis por serem renováveis. Produzem menos impactos negativos no meio ambiente, se comparadas às fontes convencionais. Oferecem poucos riscos, se comparadas ao uso de energia nuclear.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email