Guia de Conteúdo
A hidreletricidade usa a energia da água corrente, sem reduzir sua quantidade, para produzir eletricidade. Portanto, todos os empreendimentos hidrelétricos, de pequeno ou grande porte, a fio d'água ou de armazenamento, enquadram-se no conceito de fonte de energia renovável.
As hidrelétricas funcionam por meio de grandes turbinas que giram devido à força das águas. Cada turbina é acoplada a um equipamento chamado gerador, formando, assim, a unidade geradora que faz a transformação da energia mecânica, do movimento das pás da turbina, em energia elétrica.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
Já as fontes renováveis são aquelas que têm origem natural — sol, água, vento, por exemplo —, e são encontradas em abundância na natureza, facilitando sua reposição no meio ambiente (o que não significa que sejam inesgotáveis).
A energia elétrica pode ser produzida de várias formas: usinas hidroelétricas, usinas termoelétricas a gás natural ou carvão mineral, usinas de cogeração com bagaço de cana, usinas nucleares, usinas eólicas, usinas fotovoltáicas entre outras.
As usinas hidrelétricas (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios, em energia cinética que irá movimentar uma turbina e, esta um gerador que, por fim, irá gerar energia elétrica.
Uma fonte de energia é classificada como renovável e sustentável quando não libera poluentes ou atrapalha o sistema ambiental em seu entorno, diferindo, por exemplo, dos combustíveis fósseis ou da energia nuclear, que causam danos diretos e perigosos ao ambiente. ...
O processo acontece da seguinte maneira: a energia hidrelétrica é originada nas usinas hidrelétricas pelo processo de transformação de energia potencial, energia cinética e energia mecânica. Depois dessa fase, a energia elétrica é levada para a população através dos fios.
Considerando apenas a geração de energia elétrica, a participação de renováveis no Brasil totalizou 81,7%, enquanto o índice mundial é de pouco mais de 20%. A biomassa tem uma participação importante na matriz energética do país, com uma colaboração de 8,2% na oferta de energia elétrica.
Vantagens As fontes renováveis de energia são, geralmente, consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza. Quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos bem menores.
Dividem-se em fontes renováveis, como a energia solar, e fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis. As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia.
Cerca de 76,3% da energia elétrica produzida no mundo é oriunda de fontes não renováveis, tais como petróleo, gás e carvão.
As energias não renováveis vêm de recursos que não são substituídos ou são substituídos apenas muito lentamente pelos processos naturais, causando gradualmente impactos negativos. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) afetam diretamente o meio ambiente.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email