Guia de Conteúdo
Mais do que a eletricidade, as usinas hidrelétricas também trazem outra coisa muito boa: o desenvolvimento em relação as infraestruturas. Sim, isto impulsiona a construção de estradas e de comércios, o que termina por movimentar a vida das comunidades locais. Esta forma de energia é considerada limpa e barata.
Ao desconsiderar estes encargos, obtém-se o Investimento Direto, que corresponde a US$ 12 bilhões, em dezembro de 2019, assim verifica-se que o custo direto do empreendimento seria de aproximadamente US$ 857 por kW instalado.
A Itaipu produz eletricidade com base na energia hidráulica, ou seja, pelo aproveitamento da energia potencial gravitacional da água contida em uma represa elevada. Antes de se tornar energia elétrica, a energia deve ser convertida em energia cinética. O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina.
A energia hidrelétrica é o produto final da transformação da energia da água em movimento (energia cinética).
A principal vantagem da energia hidrelétrica é a utilização da água, ou seja, um recurso natural renovável. Porém esse fonte possui inúmeras desvantagens, no geral, ligadas ao elevado impacto ambiental provocado pela sua instalação. O Brasil é um dos grandes produtores de energia hidrelétrica do mundo.
A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,7 milhões de gigawatts-hora (GWh) desde o início de sua operação, em 1984. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 10,8% da energia consumida no Brasil e 88,5% no Paraguai.
A energia hidráulica é gerada por meio de uma série de processos naturais, como a evaporação, a condensação e a precipitação das águas. Essas pás estão conectadas ao eixo de um gerador, que finalmente transformará a energia cinética do movimento de rotação da turbina em energia elétrica.
Em abril de 2020, a produtividade foi de 1,107 megawatt médio por metro cúbico de água por segundo (MW/m3/s); em maio, 1,1061 MW/m3/s. São os maiores índices mensais de produtividade de toda a história da Itaipu desde o início do funcionamento da usina, em 1984.
Desvantagens: As principais desvantagens ou impactos negativos sociais e ambientais das hidrelétricas estão relacionadas com o alagamento de grandes áreas. Os impactos sociais envolvem tanto as populações ribeirinhas, que precisam ser deslocadas, quanto as que ficam em regiões próximas não inundadas.
Era um lugar remoto, quase desabitado e coberto por uma espessa floresta. Na construção morreram cerca de mil pessoas em acidentes ou problemas de saúde vinculados ao trabalho em um período de dez anos, segundo disse à Agência Efe uma fonte de Itaipu, que pediu para não ser identificada.
O empreendimento custou 12 bilhões de dólares, o Paraguai entrou com apenas 50 milhões de dólares financiados pelo Banco do Brasil e o restante foi pago com recurso brasileiro, certamente tais dívidas deverão ser quitadas para depois propor uma revisão, o que parece não ter uma solução tão rápida.
Os números da obra, que levou 10 anos para ser concluída, são impressionantes: aglutinou cerca de 40 mil trabalhadores; mais de 50 milhões de toneladas de terra e rocha foram escavadas para ser feito o deslocamento do curso do rio Paraná, o sétimo maior do mundo; a quantidade de concreto usado para construir a usina ...
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email