Guia de Conteúdo
A hidreletricidade usa a energia da água corrente, sem reduzir sua quantidade, para produzir eletricidade. Portanto, todos os empreendimentos hidrelétricos, de pequeno ou grande porte, a fio d'água ou de armazenamento, enquadram-se no conceito de fonte de energia renovável. 2.
A energia hidráulica é gerada por meio de uma série de processos naturais, como a evaporação, a condensação e a precipitação das águas. Essas pás estão conectadas ao eixo de um gerador, que finalmente transformará a energia cinética do movimento de rotação da turbina em energia elétrica.
O estudo também identificou que em 2017 a energia hidrelétrica não gerada em razão de desligamentos forçados e programados respondeu por 67% da energia perdida pelo sistema elétrico em transmissão e distribuição, seja por motivo técnicos ou comerciais.
A diferença é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.
A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água.
Para transformar a força das águas em energia elétrica, a água represada passa por dutos forçados, gira a turbina que, por estar interligada ao eixo do gerador, faz com que este entre em movimento, gerando a eletricidade.
Conhecido por sua rica natureza, no Brasil o abundante recurso hídrico é a grande força que movimenta a produção da energia elétrica no país. E isso só é possível porque aqui estão presentes diversos rios extensos e abundantes, que correm sobre depressões e planaltos.
Os reservatórios a fio d'água aproveitam a velocidade das águas do rio para gerar eletricidade, assim geram o mínimo ou nenhum acúmulo de água.
São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
As fontes não renováveis são aquelas que se utilizam de recursos naturais que não se disponibilizam continuamente na natureza. Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
Uma fonte de energia é classificada como renovável e sustentável quando não libera poluentes ou atrapalha o sistema ambiental em seu entorno, diferindo, por exemplo, dos combustíveis fósseis ou da energia nuclear, que causam danos diretos e perigosos ao ambiente. ...
Fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e usados para geração de energia. As fontes energéticas renováveis trazem diversas vantagens em seus usos, pois agridem minimamente ao meio ambiente, se comparadas às fontes convencionais de energia.
O processo acontece da seguinte maneira: a energia hidrelétrica é originada nas usinas hidrelétricas pelo processo de transformação de energia potencial, energia cinética e energia mecânica. Depois dessa fase, a energia elétrica é levada para a população através dos fios.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email