Guia de Conteúdo
Sim! A biomassa cultivada por meios sustentáveis é classificada como uma fonte renovável de energia devido a sua produção menos agressiva ao meio ambiente e matéria-prima utilizada. Além disso, como a biomassa vem de matéria orgânica e viva, sua fonte "cresce naturalmente", absorvendo o CO2 da atmosfera no processo.
Biomassa. Toda a matéria vegetal e orgânica existente, biomassa, pode ser utilizada na produção de energia. A lenha, bagaço de cana-de-açúcar, cavaco de madeira, resíduos agrícolas, algas, restos de alimentos e até excremento animal que, após sua decomposição, produzem gases que são usados para gerar energia.
O que é Biomassa: Biomassa é o nome dado à massa biológica base da produção de energia a partir da decomposição de resíduos orgânicos. Devido a sua forma de obtenção, a biomassa é classificada como uma fonte de energia renovável, ou seja, que nunca se esgota; inesgotável.
A energia de biomassa é resultado da queima de matérias-primas orgânicas. Essa definição, no entanto, não engloba combustíveis fósseis, apesar de estes serem derivados do ramo vegetal e mineral, como nos casos do carvão, do petróleo e do gás natural.
Biomassa é toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada com a finalidade de produzir energia, como carvão, lenha, bagaço de cana-de-açúcar, entre outros.
Os produtos derivados da biomassa, isto é, os biocombustíveis, quando utilizados em motores a combustão, liberam uma série de gases poluentes na atmosfera, dentre os quais estão os óxidos de nitrogênio e o enxofre, podendo originar chuva ácida e outros problemas associados à concentração de poluentes suspensos no ar.
Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. Ela é obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema.
O conceito de biomassa compreende todas as matérias orgânicas utilizadas como fontes de energia. Os resíduos agrícolas, madeira e plantas - como a cana de açúcar, o eucalipto e a beterraba, colhidos com o objetivo de produzir energia - são os exemplos mais comuns da biomassa.
Entre as fontes de biomassa mais usadas estão, o bagaço da cana-de-açúcar (que representa 78%), casca de arroz, cavaco de madeira e capim elefante, por exemplo. Também é possível utilizar os gases resultantes da decomposição ou incineração de lixo em usinas especializadas.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email