Por que o etanol é considerado uma fonte de energia renovável?

Por ser obtido de vegetais, o etanol é considerado um combustível renovável, ou seja, não se esgota. É também um combustível sustentável, pois grande parte do gás carbônico lançado na atmosfera em sua produção é absorvido pela própria cana-de-açúcar durante a fotossíntese.

Qual fonte de energia produz o etanol?

O etanol (ou álcool etílico) é produzido em usinas a partir de matérias-primas como cana-de-açúcar, milho ou beterraba. Ele é um biocombustível, ou seja, um combustível renovável, que não precisa de materiais de origem fóssil, como o petróleo.

Como o etanol é classificado?

Também conhecido como álcool etílico, o etanol é um composto orgânico representado pela fórmula química C2H5OH, pertencente ao grupo dos álcoois. Essa substância está frequentemente presente no nosso dia a dia sob a forma de álcool comum, de amplo uso doméstico.

Como surgiu a cultura do etanol?

O etanol produzido de cana-de-açúcar surgiu, no Brasil, basicamente por duas razões: a necessidade de ameni- zar as sucessivas crises do setor açucareiro e a tentativa de reduzir a dependência do petróleo importado. Em 1925, surgiu a primeira experiência brasileira com etanol combus- tível.

O que são fontes de energia renovável?

As energias renováveis são energias resultantes de recursos renováveis, ou seja, são inesgotáveis, como a energia hídrica, maremotriz, geotérmica e as novas energias emergentes, como a energia solar, eólica e de biomassa.

Quais fontes de energia podem ser consideradas renováveis?

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

Que país criou o etanol?

China. Em 2017, a China criou a primeira usina para produção de etanol de carvão do mundo. Normalmente o álcool combustível, do tipo bioetanol, é produzido através de fermentação/destilação de matéria-prima de origem vegetal (biomassa).

Quais são as matérias primas do etanol?

O modo como é produzido o Etanol pode ser realizado de diferentes formas, sendo a mais comum e conhecida: a fermentação de açúcares. Eles, por exemplo sacarose, glucose e frutose, são encontrados em vegetais como milho, beterraba e cana-de-açúcar – essa, a principal matéria-prima do etanol no Brasil.

Quais são as características do etanol?

O etanol é um composto leve, fácil de ser obtido e que se mistura facilmente com água e com a grande maioria dos líquidos de baixo peso molecular. Ele é altamente inflamável, podendo entrar em combustão, se submetido a uma fonte de calor, a partir de 13°C.

Como é obtido o etanol que consumimos como combustível?

Ele é obtido principalmente por meio da fermentação de açúcares e cereais (por isso, é chamado muitas vezes de “álcool de cereais”). No Brasil, o etanol é produzido somente pela fermentação da cana-de-açúcar, em que cerca de 1 tonelada de cana produz 70 litros de etanol.

Como é produzido o etanol celulósico?

O etanol celulósico é fabricado por meio de reações químicas que promovem a quebra das cadeias dos principais polímeros que formam a estrutura das plantas: celulose, hemicelulose e pectina. Esse processo ocorre através da hidrólise enzimática ou da fermentação e destilação.

Como o etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar?

Enquanto a fibra é usada para produzir energia, o etanol é resultante do caldo da cana, que também é a matéria-prima para fazer o açúcar. Para fazer o etanol, o caldo é purificado e centrifugado até virar melaço. Daí, são dois passos até surgir o etanol: a fermentação e a destilação.

Qual é o tipo de produção do etanol hidratado produzido a partir da cana-de-açúcar?

Fermentação: Principal método. A forma mais simples e antiga, descoberta pela humanidade há milhares de anos antes de Cristo, é a fermentação. Através são dela, é o produzido o álcool utilizado para todos os fins, inclusive como combustível.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email