Guia de Conteúdo
Por definição, a energia eólica é um tipo de energia obtida a partir do vento. Ela é considerada 100% limpa pois não polui o meio ambiente no processo de geração de energia e é renovável já que tem como fonte um recurso inesgotável.
Fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e usados para geração de energia. As fontes energéticas renováveis trazem diversas vantagens em seus usos, pois agridem minimamente ao meio ambiente, se comparadas às fontes convencionais de energia.
A energia cinética do vento normalmente é convertida em energia mecânica por moinhos e cataventos, ou em energia elétrica por turbinas eólicas (ou aerogeradores).
Sua geração começa com dois elementos principais: vento e aerogerador (também conhecido como turbina eólica). A força do primeiro movimenta as pás do segundo, girando o rotor no interior da nacele. Através do multiplicador, a energia mecânica chega ao gerador, que finaliza o processo e a converte em energia elétrica.
Atualmente, 3% da energia gerada no mundo provém das fontes de energias eólicas. O nordeste brasileiro é região que apresenta o maior potencial de energia eólica no País. Desde 2010, a China é o maior produtor de energia eólica do mundo, seguida dos Estados Unidos e Alemanha.
Em vez de usar eletricidade para fazer ventar, como um ventilador, as turbinas eólicas usam o vento para produzir eletricidade. O vento gira as pás, que giram um eixo, que se liga a um gerador, produzindo eletricidade. O gerador são basicamente dois ímãs que, ao girar um sobre outro, produzem carga elétrica.
Embora a energia eólica – aquela gerada pela força dos ventos – seja reconhecidamente uma fonte limpa e renovável de eletricidade, ela tem um lado negativo, que causa impactos ambientais não desprezíveis, como morte de animais e destruição de vegetação nativa.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
energias renovavéis são aquelas que regeneram-se espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são nulos. exemplos: energia Hidrelétrica,energia Solar e energia Eólica.
As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-se uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.
1. Por que a energia de uma usina eólica é considerada renovável e a de uma hidrelétrica não? Na verdade, ambas são energias limpas. No caso da energia eólica e hidrelétrica, que utilizam o vento e água respectivamente para geração de energia elétrica, ambas são fontes consideradas renováveis.
As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Os combustíveis fósseis são os meios de geração de energia mais utilizados atualmente.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email