Guia de Conteúdo
Recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam em prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Os não renováveis são aqueles que não se renovam em um prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Por exemplo: petróleo, carvão mineral, minérios, materiais radioativos e gás natural.
A diferença é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
As principais energias renováveis são a energia solar, energia eólica e energia hídrica, enquanto as energias não renováveis mais utilizadas são o petróleo, carvão mineral e o gás natural.
Os recursos naturais renováveis são aqueles que conseguem se recompor. Dentre os exemplos de recursos naturais renováveis inesgotáveis estão a fonte solar e a eólica, as quais não se esgotam, estando sempre disponíveis na natureza.
Os mais importantes são: energia mecânica, energia elétrica, energia térmica, energia química, energia nuclear, energia luminosa e energia sonora. Lembre-se que a energia é um conceito utilizado em diversas áreas científicas, como química, física e biologia, e está relacionado com a capacidade de produzir trabalho.
Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso. Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento.
As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-se uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.
São aqueles que não se renovam em um espaço de tempo que garanta o suprimento das necessidades do ser humano, sendo, portanto, uma regeneração lenta.
Energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil. Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão.
Os recursos naturais não-renováveis (ouro, prata, diamante, petróleo, ferro, estanho, níquel e etc.) O segundo são os minerais que em sua composição química possuem elementos não metálicos, como carvão e petróleo.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email