O que é uma matriz energética?

Essa energia vem de um conjunto de fontes que formam o que chamamos de matriz energética. Ou seja, ela representa o conjunto de fontes disponíveis em um país, estado, ou no mundo, para suprir a necessidade (demanda) de energia.

São fontes renováveis de energia?

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

O que são fontes renováveis e não renováveis de energia?

Fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e usados para geração de energia. Enquanto as fontes de energia renováveis são inesgotáveis, as fontes de energia não renováveis não se renovam, podendo acabar com o uso exagerado na produção de energia e combustíveis.

O que é uma mudança na matriz energética?

Pelo lado da oferta, novas fontes renováveis de energia – principalmente a solar, eólica e biomassa – oferecem soluções mais limpas que os tradicionais combustíveis fósseis. Já economicamente atrativas, propiciam inovação e oportunidade competitiva a quem desenvolve e exporta tecnologias.

Qual é a matriz energética do mundo?

A matriz energética mundial é composta, em sua maioria, por fontes não renováveis – os combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural ainda constituem grande parte da energia utilizada em todo o mundo. A matriz energética brasileira, ao contrário, possui sua base na produção hidrelétrica.

O que é a matriz energética brasileira?

A matriz energética brasileira representa o conjunto de recursos energéticos (fontes de energia) utilizados no país para suprir sua demanda de energia. A matriz energética brasileira é bastante diversificada e refere-se ao conjunto de fontes de energia utilizadas para atender à demanda de produção energética do país.

O que é matriz energética e matriz?

Matriz elétrica e matriz energética não são a mesma coisa. A matriz energética é o conjunto de fontes utilizadas para consumir energia. Já a matriz elétrica são as fontes utilizadas para gerar energia elétrica. No mundo, por exemplo, a matriz energética é formada em sua maior parte por petróleo, gás natural e carvão.

Qual é a matriz energética do Brasil?

Atualmente, o Brasil possui uma matriz elétrica majoritariamente renovável, em grande parte composta de energia proveniente das usinas hidrelétricas.

Qual a diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis?

A diferença é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.

Quais as principais fontes não renováveis que o Brasil possui?

Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.

O que significa não renováveis?

Energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil. Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão.

O que são recursos renováveis e não renováveis Cite exemplos?

Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que são inesgotáveis (como a luz solar e os ventos) ou aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza (a água, por exemplo), seja pelos seres humanos (os vegetais cultivados na agricultura).

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email