Guia de Conteúdo
1o) Renovável ou não fóssil: Trata-se do combustível que pode ser obtido a partir de fontes naturais que podem renovar-se, ou seja, que não se esgotam. Alguns exemplos são: Água. Etanol.
Fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e usados para geração de energia. Enquanto as fontes de energia renováveis são inesgotáveis, as fontes de energia não renováveis não se renovam, podendo acabar com o uso exagerado na produção de energia e combustíveis.
Os combustíveis podem ser obtidos a partir de fontes não renováveis ou renováveis. A diferença principal entre elas é que as fontes de energia não renováveis são aquelas que são geradas por recursos naturais que se esgotam, uma vez que eles acabam não podem ser regenerados.
São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
Etanol. Muitas pessoas ainda não sabem, mas o etanol é um dos combustíveis renováveis mais populares e utilizados principalmente nos veículos de passeio brasileiros. Ele é obtido através da fermentação controlada e pela destilação de resíduos vegetais (cana-de-açúcar).
Os combustíveis renováveis são combustíveis que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do etanol e também, vários outros vegetais como a mamona utilizada para a fabricação do biodiesel ou outros óleos vegetais que podem ser usados diretamente em ...
Os combustíveis fósseis incluem o petróleo e seus derivados, o carvão mineral e o gás natural, todos formados pela decomposição de organismos vivos. Os principais combustíveis fósseis são o petróleo, o gás natural e o carvão. ...
Exemplo: restos de madeira, bagaço de cana, estrume de gado, óleo vegetal ou até mesmo o lixo urbano. Três exemplos de combustíveis oriundos de biomassa são: Esta fonte energética renovável pode ser usada como combustível para fogões, motores e na geração de energia elétrica.
Os recursos não renováveis são aqueles que uma vez utilizados não pode ser substituídos como, por exemplo, o combustível fóssil que uma vez utilizado para movimentar um veículo, está perdido para sempre. Estes recursos minerais são amplamente explorados como fonte de energia pelo homem (carvão, petróleo, gás natural).
Assim, os diferentes tipos de energia podem ser produzidos por fontes de energias renováveis (solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, etc.) e fontes de energia não renováveis (combustíveis fósseis e energia nuclear). Solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, etc.
As fontes não renováveis são aquelas que se utilizam de recursos naturais que não se disponibilizam continuamente na natureza. Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
Vantagens. Uma das principais vantagens da utilização de fontes de energia não renováveis é que elas são mais baratas na implementação, manutenção e transporte. São as mais conhecidas e utilizadas em diversos países, uma vez que possuem um elevado rendimento energético em comparação com as energias renováveis.
Os recursos naturais não-renováveis (ouro, prata, diamante, petróleo, ferro, estanho, níquel e etc.) O segundo são os minerais que em sua composição química possuem elementos não metálicos, como carvão e petróleo.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email