O que é termelétrica e como funciona?

O que é usina termelétrica? As usinas termelétricas (UTE) produzem energia por meio da queima de combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural, ou também pelo processo chamado de fissão, que envolve o uso de material radioativo.

Qual a fonte de energia Termoeletrica?

Uma usina termelétrica é uma instalação industrial que gera energia térmica por meio da queima de combustíveis, como bagaços, madeira, óleo, gás natural e outros produtos. Por exemplo, as usinas que queimam carvão possuem eficiência de geração entre 20% e 38% e as de combustíveis fósseis atingem, no máximo, 45%.

Qual a diferença entre termelétrica e termoelétrica?

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. As termelétricas utilizam combustíveis fósseis e biomassa para a produção de energia. As termoelétricas utilizam combustíveis fósseis e biomassa para a produção de energia.

Quais são as principais termelétricas do Brasil?

Têm destaque dentre as usinas movidas a carvão: a Usina Termelétrica do Pecém (CE),o Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda (SC), o Complexo Termelétrico de Candiota (RS), e a Usina Termelétrica do Porto do Itaqui (MA).

O que é energia termoelétrica?

A energia termelétrica é produzida através da geração de calor ocasionada pela queima de qualquer combustível líquido, sólido ou gasoso, que aquece a água armazenada gerando vapor. Este, por sua vez, é direcionado para as turbinas conectadas aos geradores de eletricidade.

Quais as vantagens e desvantagens das usinas termelétricas?

O custo da energia elétrica gerada nas usinas termoelétricas é, geralmente, mais baixo do que a gerada nas hidrelétricas ou nas usinas nucleares. Porém, com queimam combustíveis fósseis para funcionar, possuem a desvantagem de poluir mais o ar do que os outros sistemas de geração de energia.

Quais são os impactos ambientais causados pela usina termoelétrica?

O maior impacto ambiental produzido pelas termoelétricas são os gases, muitos deles de efeito estufa. São produzidos óxidos e dióxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, outros gases e particulados. Também existe a geração de hidrocarbonetos.

Como é feita a energia termoelétrica?

A energia termoelétrica é gerada a partir da queima de combustíveis fósseis como: diesel, carvão mineral, gás natural, gasolina, etc – e tal processo acontece nas usinas termoelétricas. No Brasil esse método é o segundo mais utilizado para geração de energia.

Quais são as fontes de energia renováveis?

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

Onde é utilizada a energia Termoeletrica?

No Brasil, onde o uso é predominantemente de usinas hidroelétricas, as termoelétricas atuam para abastecer as indústrias e também como fontes de reserva em casos de crise energética.

Qual a diferença entre as usinas termelétricas e as usinas termonucleares?

Nas termelétricas, o vapor vem da queima de combustíveis fósseis (como carvão, gás natural e óleo diesel) ou de biomassa (como bagaço de cana). Nas termonucleares, o vapor é produzido pela fissão nuclear, que ocorre nas barras de urânio ou de outro material raioativo como o plutônio.

Qual a diferença entre uma hidrelétrica e uma termoelétrica?

Por exemplo, as usinas hidrelétricas beneficiam-se da energia potencial da água represada para girar o núcleo do gerador de energia. Já as usinas termelétricas beneficiam-se da queima do carvão para aquecer a água contida em um reservatório fechado.

Qual a diferença entre hidroelétrica e hidrelétrica?

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar as palavras hidrelétrica ou hidroelétrica sempre que quisermos referir uma usina que utiliza força hidráulica na produção de energia elétrica. Hidrelétrica é a palavra mais socialmente aceita, sendo a mais utilizada pelos falantes.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email