Guia de Conteúdo
Fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e usados para geração de energia. Enquanto as fontes de energia renováveis são inesgotáveis, as fontes de energia não renováveis não se renovam, podendo acabar com o uso exagerado na produção de energia e combustíveis.
Energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil. Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural, xisto betuminoso, urânio, entre outros. fontes renováveis de energia: energia hidrelétrica, biocombustíveis, energia eólica, energia solar etc.
As fontes não renováveis são aquelas que se utilizam de recursos naturais que não se disponibilizam continuamente na natureza. Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
São aqueles que não se renovam em um espaço de tempo que garanta o suprimento das necessidades do ser humano, sendo, portanto, uma regeneração lenta.
A energia geotérmica é obtida por meio do calor do interior da Terra, portanto é renovável, e é uma alternativa aos combustíveis fósseis para gerar energia elétrica.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email