Guia de Conteúdo
A Formiga Atômica é um desenho animado de um super-herói criado por Hanna-Barbera em 1965. Seu nome (original em inglês, Atom Ant) pode ser derivado de adamantino (adamant, em inglês), numa indicação de sua grande força (excedendo "50 vezes seu próprio peso").
O truque está na técnica que adotam: as patas pequenas (medindo entre 4,3 e 6,8 mm) podem ser agitadas a velocidades incríveis e executar até 47 passos por segundo.
Desenvolvimento. Como qualquer formiga, a rainha se desenvolve a partir de quatro estágios: ovo, larva, pupa e fase adulta. Quando recebem pouco alimento, as larvas se tornam operárias; no entanto, quando uma larva recebe uma dose extra de alimento, ela irá se desenvolver em uma rainha.
Também conhecida como cuiabana, a formiga louca possui coloração de marrom escuro a preto. Formam longas trilhas e transitam de maneira irregular, como se estivessem “loucas”. Constroem seus ninhos em áreas internas e externas e são onívoras.
QUANTO À ALIMENTAÇÃO, PODE-SE DIZER QUE VARIA CONFORME A ESPÉCIE. AS FORMIGAS CORTADEIRAS, POR EXEMPLO, ALIMENTAM-SE DE FUNGOS QUE CULTIVAM EM SEU FORMIGUEIRO. ENQUANTO ISSO, OUTRAS ESPÉCIES UTILIZAM SEIVA DE PLANTAS, NÉCTAR, CARAPAÇAS DE INSETOS E RESTOS DE ALIMENTOS HUMANOS PARA SUA ALIMENTAÇÃO.
1. São insetos muito importantes para a terra, porque auxiliam na reciclagem do material orgânico que a compõe. 2. Entre 20 e 30 espécies de formiga vivem em contato muito próximo ao homem, como as saúvas, quenquéns, cabeçudas, lava-pés, carpinteiras, acrobatas, pixixica, faraó, argentina, louca e fantasma.
São monomórficas. Operárias medem de 3 a 4 mm. Apresentam apenas um segmento na cintura e o escapo mede duas vezes a altura da cabeça. Ninhos podem ser encontrados em áreas internas ou externas.
Nessas colônias, se a formiga-rainha morre, as operárias fazem competições estranhas, em que a vencedora se torna a monarca — e capaz de produzir ovos.
Organização social As formigas são organizadas em casta e cada uma delas possui uma função definida na colônia. Por exemplo, algumas são responsáveis pela reprodução enquanto outras buscam alimentos e protegem o formigueiro.
Enquanto as formigas-rainha são as responsáveis pela reprodução na colônia, as formigas-operárias buscam alimento e trabalham para a manutenção da comunidade.
Além da força, as formigas também possuem a capacidade incrível de percorrer um quilômetro por dia. Como se um ser humanos caminhasse 1720 km!!!
Para fins comparativos, consideremos que os humanos são cerca de 7.200 vezes maior do que esses animais.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email