Guia de Conteúdo
O que é energia do gás natural? A fonte de energia do gás natural é um combustível fóssil não renovável (um recurso finito) encontrado no subsolo, podendo estar ou não associado ao petróleo, ou seja, estar ou não dissolvido em óleo.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
O gás natural é um composto que pode ser obtido através de jazidas ou da queima de biomassa. No entanto, por ser de origem fóssil, sua combustão contribui para o efeito de estufa. Já o biogás, obtido através da biomassa, é um combustível renovável, sua utilização é menos impactante e os custos econômicos são menores.
O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.
As principais energias renováveis são a energia solar, energia eólica e energia hídrica, enquanto as energias não renováveis mais utilizadas são o petróleo, carvão mineral e o gás natural.
Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso. Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento.
Na indústria, o gás natural é utilizado como combustível para fornecimento de calor, como matéria-prima em vários setores tais como: químicos, petroquímico, metalúrgico, plástico, cerâmico, vidros, farmacêutico, têxtil, borracha e pneus, papel e celulose, fertilizantes, como redutor siderúrgico, na geração de força ...
O que é o gás natural veicular (GNV)? O gás natural veicular é conhecido como o “combustível do futuro”. Ele é formado a partir da mistura de hidrocarbonetos leves que, somados à pressão atmosférica e temperatura ambiente, permanecem no estado gasoso.
O gás natural é um combustível de origem fóssil, explorado economicamente para uso industrial e doméstico. O gás natural é um composto de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano e butano e outros gases) oriundo da degradação de matéria orgânica. Considerado um combustível fóssil, ele não é um recurso renovável.
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia, o gás natural corresponde a 15,6% do consumo energético global; no Brasil, esse combustível representa 7,1%.
Usinas termelétricas produzem energia a partir da queima de carvão, óleo combustível e gás natural em uma caldeira, ou pela fissão de material radioativo (como o urânio). O calor gerado a partir destes elementos transforma em vapor a água presente em tubos localizados nas paredes da caldeira.
O transporte do gás natural de suas jazidas até as áreas de consumo realiza-se através de tubos de aço subterrâneos chamados de gasodutos de transporte. A partir desses pontos, é realizada a distribuição de gás natural em pressões mais baixas pela Sulgás até seus clientes.
O gás natural é quimicamente definido como uma mistura de hidrocarbonetos parafínicos leves, à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. É um gás inodoro e incolor, não é tóxico e é mais leve que o ar. Não pare agora...
Há cerca de 200 anos, Alessandro Volta descobriu o potencial energético do gás natural quando verificou que as bolhas emergentes da água, no lago Maggiore, ardiam com chama azulada.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email