Guia de Conteúdo
As Fontes de Energia Alternativas, também conhecidas como renováveis, são as fontes de geração elétrica sustentável e de baixo impacto ambiental, como a energia solar que, em razão de seus preços baixos e das mudanças climáticas, hoje cresce mais que as tradicionais fontes poluentes, como o carvão e petróleo.
As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Os combustíveis fósseis são os meios de geração de energia mais utilizados atualmente.
A energia das ondas ou ondomotriz, provém do aproveitamento das ondas oceânicas. É uma energia "limpa", isto é, sem quaisquer custos para o ambiente e até a atualidade, não está disponível de forma comercial, apesar de ser estudada desde o ano de 1890.
A Energia Convencional é aquela gerada a partir de fontes não renováveis; isto é, elas não podem ser produzidas e/ou extraídas infinitamente da natureza. A energia convencional pode ser fornecida por dois tipos de combustíveis: fóssil e nuclear.
As principais energias renováveis são a energia solar, energia eólica e energia hídrica, enquanto as energias não renováveis mais utilizadas são o petróleo, carvão mineral e o gás natural.
A energia limpa é produzida através de recursos renováveis, já a suja utiliza fontes não renováveis e que se esgotam com o tempo. A chamada energia suja é aquela energia que foi obtida a partir de fontes que geram poluentes na atmosfera e trazem malefícios para o meio ambiente e para a saúde das pessoas.
As fontes de energia convencionais são aquelas que vem de recursos não renováveis, ou seja, que não são repostas a curto prazo e se esgotam com o tempo. O principal exemplo dessa categoria são os combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural.
Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso. Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento.
Considera-se energia limpa toda aquela eletricidade gerada através de fontes renováveis e sem a emissão de poluentes ou impactos ao meio ambiente. Atualmente, as maiores representantes desse tipo de geração são as energias solar e eólica.
Cerca de 76,3% da energia elétrica produzida no mundo é oriunda de fontes não renováveis, tais como petróleo, gás e carvão.
Toda energia renovável que não emite substâncias poluidoras é denominada energia limpa. Solar, eólica, geotérmica, maremotriz, de biomassa e hidráulica são as grandes apostas para a substituição da matriz energética das nações industrializadas.
Em diversas partes do mundo tem havido um esforço para desenvolver tecnologias de geração de energia ondomotriz, como na Europa (Holanda, Portugal, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca), Ásia (Japão, China, Austrália) e América (Estados Unidos e México).
O movimento das ondas em direção à costa provoca energia cinética, que é usada para colocar uma turbina a funcionar. A onda ao se desfazer e a água recusar, o ar faz o sentido inverso, voltando a passar pela turbina, entra na câmara de ar e volta a girar a turbina, produzindo energia elétrica.
Quando foi patentear a invenção, Borges soube de outras iniciativas de ondomotriz (energia das ondas) feitas até por outros países (Portugal, Espanha e Alemanha, entre outros) e também em outros estados brasileiros, como o Ceará.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email