Guia de Conteúdo
O consumo consciente de energia elétrica é essencial para um desenvolvimento sustentável. É preciso, sempre que possível, reduzir o consumo de energia elétrica. Esse é apenas um dos diversos fatores ambientais e sociais pelos quais devemos adotar o consumo consciente de energia elétrica e acabar com o desperdício.
Além de não pesar no bolso, o consumo consciente de energia reduz o desperdício de recursos naturais e contribui para a sustentabilidade. Com a quarentena, a maioria dos consumidores percebeu um aumento nas contas de energia elétrica, gás e água. Porém, o consumo consciente de energia deve ser uma prioridade.
O consumo consciente ou sustentável envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem dos materiais.
Evite deixar seu celular conectado carregando horas e horas enquanto estiver trabalhando. Além de prejudicar a durabilidade da bateria, o consumo de energia elétrica se torna maior do que o necessário. Durante a noite também, se possível, tente não dormir com ele conectado na tomada.
Faça uma lista do que você precisa naquele dia, semana ou mês, para evitar as compras por impulso. Refletir antes de comprar e ter bem claro suas necessidades vai te ajudar a suprí-las de forma mais responsável. Quando for ao supermercado, por exemplo, tenha já em mãos as ecobags para recusar as sacolinhas plásticas.
Consumir de forma responsável significa transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. Significa também adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.
A importância de praticar a redução de consumo de energia em casa reflete-se, então, como economia de água também. Estima-se que o brasileiro desperdice 15% de toda energia gerada. Lembre-se que este impacto também ocorrerá em nossos recursos hídricos.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email