O que é a energia hidrelétrica?

Energia hidrelétrica é a forma de obter energia elétrica através da força e do movimento das águas (energia potencial ou energia hidráulica). Esta geração de energia só é possível por meio da construção de usinas hidrelétricas em rios que tenham um grande volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.

Será que as hidrelétricas produzem uma energia limpa e renovável?

A energia hidrelétrica é uma fonte renovável e suas usinas são estratégicas para a segurança energética. Esta flexibilidade permite o emprego paralelo de fontes intermitentes de energia renovável, como energia solar e eólica.

Quais são os tipos de energias renováveis?

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

O que são energias renováveis explique?

Fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e usados para geração de energia. As fontes energéticas renováveis trazem diversas vantagens em seus usos, pois agridem minimamente ao meio ambiente, se comparadas às fontes convencionais de energia.

Como é produzida a energia hidrelétrica?

A energia hidráulica é gerada por meio de uma série de processos naturais, como a evaporação, a condensação e a precipitação das águas. Essas pás estão conectadas ao eixo de um gerador, que finalmente transformará a energia cinética do movimento de rotação da turbina em energia elétrica.

O que é utilizado para gerar energia hidrelétrica?

A energia hidrelétrica é gerada pela força das águas. O processo de transformação da energia potencial da água em energia cinética e, posteriormente, elétrica ocorre no interior das usinas hidrelétricas. A hidreletricidade é a principal forma de energia utilizada no Brasil, e a terceira no mundo.

O que é energia limpa e renovável?

Energia limpa é qualquer energia renovável, ou seja, aquela gerada sem a emissão de poluentes, com o mínimo de prejuízo à natureza, como a energia solar, energia eólica e hídrica, por exemplo.

Por que não podemos considerar as hidrelétricas como fonte de energia limpa?

Apesar de ser considerada por muitos como uma fonte de energia “limpa” por não estar associada à queima de combustíveis fósseis, a geração de energia hidrelétrica contribui para a emissão de dióxido de carbono e metano, dois gases potencialmente causadores do aquecimento global.

Qual é a fonte de energia mais poluente?

Combustíveis fósseis - petróleo, carvão e gás natural O carvão (principalmente o mineral) já foi uma das mais importantes e poluentes fontes de energia no mundo, especialmente com o advento da revolução industrial, porém, seu uso diminuiu bastante onde foi possível substituir o mesmo por derivados do petróleo.

O que são as energias renováveis Brainly?

energias renovavéis são aquelas que regeneram-se espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são nulos. exemplos: energia Hidrelétrica,energia Solar e energia Eólica.

Quais os tipos e a importância das energias renováveis?

As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-se uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.

O que são recursos renováveis e não renováveis?

Recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam em prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Os não renováveis são aqueles que não se renovam em um prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Por exemplo: petróleo, carvão mineral, minérios, materiais radioativos e gás natural.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email