Guia de Conteúdo
Como vimos, as fontes de energia renováveis são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente em nosso meio ambiente, mas é vital a compreensão de que mesmo que renováveis, essas fontes não são inesgotáveis. Algumas delas, como o vento e a luz solar, são permanentes.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
As fontes de energia renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar proveniente da luz do sol, além das fontes eólica, biomassa, hídrica, maremotriz e geotérmica.
O mesmo princípio se aplica à energia renovável. Desde que o consumo não exceda o limite do que a natureza pode produzir em determinado intervalo de tempo, aquela fonte é, para todos os efeitos, inesgotável.
A eletricidade funciona por meio de um equipamento que pode gerar energia mecânica (pela movimentação) ou termodinâmica (pelo calor). Exemplos da geração de energia são a energia hídrica, que movimenta turbinas para gerar energia e a energia fotovoltaica, que utiliza o sol como fonte de energia.
A diferença é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.
As energias não renováveis vêm de recursos que não são substituídos ou são substituídos apenas muito lentamente pelos processos naturais, causando gradualmente impactos negativos. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) afetam diretamente o meio ambiente.
Energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil. Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão.
As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-se uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.
Além de haver financiamento para energia solar, existem as áreas em que isso é implantado em grande escala, como as fazendas solares, que são equipadas com placas fotovoltaicas que produzem uma grande quantidade de energia.
Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
Energia solar e a sua aplicação biológica Do ponto de vista biológico, a energia solar é a principal fonte de energia dos seres vivos e é responsável pela origem da vida em nosso planeta.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email