Guia de Conteúdo
O conceito de energia renovável como alternativa para as energias tradicionais surgiu nos anos 70, visando garantir o fornecimento futuro e gerar menos impacto ambiental. Desde então, o uso cresceu no mundo todo.
O conceito de energia limpa surgiu a partir da conscientização ecológica, oficializada através de ações como a primeira Conferência Mundial do Meio Ambiente, realizada na cidade de Estocolmo, Suécia, em 1974. Assim aconteceu com a passagem da energia de biomassa ao carvão e deste ao petróleo e gás natural.”
Há cerca de apenas 400 mil anos ocorreu o primeiro avanço tecnológico, o uso do fogo e de utensílios para a caça e a pesca. Posteriormente, por volta de 12 mil anos atrás, a Revolução Agrícola marcou o início do uso da tração animal, da força dos ventos e das quedas d'água na produção agrícola e pecuária.
Milhares de anos se passaram até que um fato marcou a história da energia: a invenção da máquina a vapor, um símbolo energético da Revolução Industrial. O fogo então foi transformado em movimento. Através dela, outras formas de energia puderam se transformar com eficiência, como: calor, iluminação e energia mecânica.
Energia limpa é qualquer energia renovável, ou seja, aquela gerada sem a emissão de poluentes, com o mínimo de prejuízo à natureza, como a energia solar, energia eólica e hídrica, por exemplo.
Toda energia renovável que não emite substâncias poluidoras é denominada energia limpa. Solar, eólica, geotérmica, maremotriz, de biomassa e hidráulica são as grandes apostas para a substituição da matriz energética das nações industrializadas.
A evolução da energia solar fotovoltaica teve início a partir da pesquisa de um físico francês, Alexandre Edmond Becquerel, em 1839, que iniciou seus estudos sobre o efeito fotovoltaico.
História. Antes do desenvolvimento do carvão em meados do século XIX, quase toda a energia utilizada era renovável. O mais antigo uso conhecido de energia renovável foi na forma de usar madeira (biomassa tradicional) para alimentar fogueiras.
As usinas solares possuem uma alta capacidade de captação da luz do sol para a produção de energia luminosa, podendo ser aproveitada para a geração de energia elétrica. A energia hidráulica é a fonte de energia renovável mais utilizada no Brasil, representando 61% da geração de energia elétrica do país.
A primeira fonte de energia a ser usada pelo ser humano foi a do Sol e a de seu próprio corpo. Com o tempo, passou-se a usar a energia eólica (vento), a energia hidráulica (da água) e dos músculos dos animais domesticados.
As fontes de energia, também chamadas de fontes energéticas, são quaisquer recursos que podem gerar energia, alguns exemplos são: o petróleo, o carvão, a força das águas e dos ventos e a luz solar.
A distribuição de energia elétrica tornou-se mais eficiente, ampliando o alcance da eletricidade para fins industriais e de iluminação. E nas favelas persistia a iluminação mais rudimentar, com velas e lamparinas de querosene, pois nem serviço de gás havia.
As primeiras fontes de energia utilizadas pelo homem foram a de seu próprio corpo e a do Sol.
As facilidades da vida moderna advindas da energia elétrica. A vida antes da descoberta da eletricidade não era tão cômoda, pois não havia as facilidades existentes hoje. Não existiam os aparelhos eletrodomésticos e as pessoas tinham muito mais trabalho para fazer as tarefas do seu dia-a-dia.
A primeira forma de energia que o homem conseguiu dominar foi o fogo. O Homem sempre necessitou do fogo para se aquecer, cozinhar, iluminar e se proteger. Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email