Guia de Conteúdo
Obtenção da energia solar Na forma direta, a obtenção se dá por meio de células fotovoltaicas, que usualmente são feitas de silício. A obtenção da energia solar na forma indireta é feita por meio da construção de usinas em áreas de grande insolação, onde são espalhadas centenas de coletores solares.
As plantas de sol pleno devem receber pelo menos 6 horas de sol direto por dia. E o termo "direto" quer dizer que o sol têm que incidir diretamente sobre a planta. Já na meia sombra, cerca de 2 à 4 horas de sol direto por dia.
Em resumo, a energia solar é a energia em que a fonte é a luz solar, sendo uma energia alternativa e sustentável e podendo ser utilizada tanto para geração de eletricidade (pela energia fotovoltaica) quanto para aquecimento de água (com a energia solar térmica).
A energia solar pode ser utilizada em residências, estabelecimentos e indústrias por meio da microgeração, minigeração e da geração em usinas solares fotovoltaicas. A economia e a sustentabilidade são as principais vantagens do uso de sistemas fotovoltaicos, térmicos e heliotérmicos.
Sim, quem tem energia solar paga conta de luz. Mesmo que a quantidade de energia gerada pelo sistema seja maior do que a consumida no mês, será necessário pagar a taxa mínima.
A energia solar pode ser utilizada para garantir a iluminação e funcionamento dos equipamentos. Na agricultura, pode ser aplicada em bombas de água para irrigação, motores e cortadores. Na pecuária, em sistemas de ordenha e resfriamento do leite.
Energia Solar Fotovoltaica é a conversão direta da luz do sol em energia elétrica por meio das placas solares fotovoltaicas, tecnologia que tem suas origens em descobertas feitas ainda no século XIX e que, hoje, cresce no mundo todo permitindo aos consumidores economizarem em suas casas e empresas.
A energia solar pode ser utilizada por meio de 3 tecnologias: Pela Energia Solar Fotovoltaica, gerando energia elétrica para o estabelecimento, pela Energia solar térmica, aquecendo água e outros líquidos e pela arquitetura bioclimática, planejando o imóvel para otimização do uso da luz solar.
A energia solar é convertida em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico, que ocorre quando partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel solar, gerando movimento dos elétrons e criando a corrente elétrica que chamamos de energia solar fotovoltaica.
Afinal, o que é luz indireta brilhante para plantas? É quando os raios do sol não “viajam” diretamente do sol para a sua planta, mas, em vez disso, refletem algo primeiro. Plantas sob este efeito de luz brilhante projetam sombras embaçadas e indistintas.
Luz Indireta Esse tipo de iluminação propõe um espaço mais intimista e confortável visualmente. Aqui a luz é direcionada a uma superfície e então refletida a diversas direções, iluminando assim o ambiente de forma uniforme e suave.
Uma boa alternativa para aproveitar melhor a iluminação natural é apostar em espelhos. Além de refletir a luz, as superfícies brilhantes fazem com que o ambiente ganhe um ar moderno e chic. O ideal é instalar seus espelhos em locais estratégicos, como em frente para as janelas.
A energia solar indireta pode ser aproveitada de forma consciente ou inconsciente. No caso da maneira inconsciente, a energia solar pode ser gerada por meio de usinas instaladas em áreas de alto nível de irradiação solar, onde são implementados diversos coletores solares para facilitar a captação indireta.
A ionização direta ocorre quando há interação entre cargas elétricas, como no caso das radiações alfa e beta. A ionização indireta, por sua vez, ocorre sem interação entre cargas elétricas, como na radiação ultravioleta, nos raios X, raios gama e na emissão de nêutrons, os quais não apresentam carga elétrica.
As principais energias renováveis são a energia solar, energia eólica e energia hídrica, enquanto as energias não renováveis mais utilizadas são o petróleo, carvão mineral e o gás natural.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email