Guia de Conteúdo
Para utilizar energia solar em casa é necessário separar uma área livre, de preferência no telhado, para instalar os painéis que captam a energia do sol.
O uso da energia solar pode ser feito em diversas situações: no aquecimento de água para uso industrial ou residencial, no bombeamento de água em regiões rurais e na geração de eletricidade, auxiliando na redução da conta de luz por meio da energia solar fotovoltaica.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
Permitem a criação de novos postos de emprego com investimentos em zonas menos favorecidas; Com elas é possível reduzir as emissões de CO2, melhorado assim a qualidade de vida com um ar mais limpo; Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis.
A energia elétrica é um dos tipos de energia mais utilizadas no mundo atualmente. Ela é a base do sistema produtivo e capaz de gerar a eletricidade que abastece as casas, ruas e comércios. A maior parte dessa energia é gerada em usinas hidrelétrica e termoelétrica.
A eletricidade limpa é gerada a partir de recursos naturais renováveis ou não renováveis, seja pela movimentação das águas, força dos ventos, captação da luz solar, materiais orgânicos, força das correntes oceânicas ou por fluidos da zona quente.
Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho que produz com o movimento da hélice um campo magnético na turbina. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica.
Do ponto de vista ambiental, a importância da energia solar é por ser gerada sem emitir gases responsáveis pelo efeito estufa, sendo uma energia alternativa, limpa e renovável. Além disso, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e proteger as gerações futuras.
A diferença é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email