Guia de Conteúdo
A melhor forma de se utilizar energias sustentáveis é combinando umas com as outras, diversificando a matriz energética. Se investirmos mais em energia solar e eólica podemos aproveitar períodos de secas, que interferem na geração de energia hídrica, para gerar a nossa energia com o sol ou o vento e economizar água.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
A energia nuclear pode ser considerada a energia do futuro principalmente por usar como fonte de energia uma fonte renovável. Além de que com pouca quantidade de urânico, por exemplo, é possível produzir energia por muito tempo.
Energia sustentável é toda a energia elétrica obtida através de fontes renováveis e gerada sem grandes impactos ao meio ambiente, como a energia solar fotovoltaica, que é capaz de atender toda a demanda energética mundial sem a emissão de gases ou agravamento dos impactos ambientais.
As principais energias renováveis são a energia solar, energia eólica e energia hídrica, enquanto as energias não renováveis mais utilizadas são o petróleo, carvão mineral e o gás natural.
Energia eólica O uso do vento para obtenção de energia iniciou-se na década de 1980. O aproveitamento desse recurso natural depende da sua intensidade e abundância. Por não poluir o meio ambiente, a energia eólica é considerada uma fonte de energia limpa. Além disso, possui um bom custo-benefício.
Saiba por que a energia nuclear ainda é considerado um modo de geração de energia vantajoso: Usinas nucleares produzem um milhão de vezes a energia que hidrelétricas e energia eólica são capazes de produzir. Não há liberação de gases do efeito estufa nas reações nucleares. A fissão usa muito pouco urânio.
Garantir o acesso universal à energia e a um preço justo até 2030 significa investir em fontes de energia limpa, como a energia solar, eólica e térmica. Adotar padrões de custos sustentáveis para uma vasta gama de tecnologia também pode reduzir o consumo global de energia em 14 por cento.
Além de ser renovável e abastecida por uma fonte inesgotável, a energia solar traz as vantagens de não poluir o planeta, exigir pouca manutenção e ainda gerar uma economia considerável na conta de luz. Mesmo assim, ela ainda não é usada em larga escala no Brasil.
Toda energia renovável que não emite substâncias poluidoras é denominada energia limpa. Solar, eólica, geotérmica, maremotriz, de biomassa e hidráulica são as grandes apostas para a substituição da matriz energética das nações industrializadas.
Energia renovável, em teoria, é para ser algo inesgotável e que contenha uma fonte contínua de energia. Entretanto, existem diversos casos de energias renováveis que emitem algum grau de poluente que as impede de serem consideradas limpas.
Uma energia classificada como renovável ou limpa não é necessariamente uma energia sustentável. A energia sustentável é a que é utilizada em uma quantidade e velocidade nas quais a natureza pode repô-la, ou seja, há um equilíbrio entre a produção e o consumo de energia.
A energia solar possui a vantagem de ser uma energia limpa, sustentável, alternativa e renovável, além de possuir uma fonte de energia gratuita e trazer economia para seus consumidores.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email