Guia de Conteúdo
Energia geotérmica, ou também chamada de energia geotermal como o próprio nome indica: prefixo 'geo' que significa terra e sufixo térmica' – calor, é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior do nosso planeta Terra.
Os três países com maior produção de energia geotérmica no mundo são os Estados Unidos, as Filipinas e a Indonésia.
A Energia Geotérmica (ou Energia Geotermal) é um tipo de energia renovável obtida através do calor proveniente do interior do planeta terra. O processo de aproveitamento dessa energia é feito por meio de grandes perfurações no solo, visto que o calor do nosso planeta existe numa parte abaixo da superfície da Terra.
A energia geotérmica é gerada pelo calor proveniente do interior da Terra, que é transportado para uma usina e transformado em eletricidade.
A energia geotérmica é obtida por meio do calor do interior da Terra, portanto é renovável, e é uma alternativa aos combustíveis fósseis para gerar energia elétrica.
Basicamente, existem duas maneiras como a energia solar pode ser aproveitada para levar economia aos consumidores: através da geração da própria energia por meio da tecnologia fotovoltaica e por meio da energia solar térmica que evita o uso do chuveiro elétrico.
A energia nuclear é renovável? A energia nuclear não é renovável, uma vez que não é gerada por meio de recursos naturalmente reabastecidos, tais como vento ou Sol. Apesar disso, a energia nuclear é considerada uma fonte limpa, uma vez que não emite gases do efeito estufa e nem prejudica o meio ambiente.
Dos etruscos a Larderello, passando por Dante Alighieri: a história da energia geotérmica deve muito à Itália. O potencial do calor da Terra tem sido usado desde os tempos pré-históricos para obter os mais variados benefícios.
Vantagens e desvantagens da energia geotérmica Menor índice de poluição. Não pode ser transportada. Baixos custos de administração e preços de eletricidade inferiores. Danificação de paisagem pela poluição térmica.
Como podemos notar no esquema acima, uma usina geotérmica funciona através da drenagem da água quente existente no subsolo, geralmente aproveitada em forma de vapor. Em outros casos, o próprio vapor é armazenado, convertido em água e novamente reinserido no subsolo para a produção de mais energia.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
Os principais impactos ambientais resultantes do trabalho com a energia geotérmica são a liberação de gases dissolvidos na atmosfera, como o H2S (sulfeto de hidrogênio), por exemplo, o aluimento da terra, o ruído (poluição sonora), além do aumento da temperatura no entorno onde está instalada a usina, ocasionada pela ...
Quais são as fontes de energia térmica? A energia térmica pode ser obtida a partir da queima de algum combustível como gás, petróleo ou madeira e também pode ser obtida dos raios do sol e do calor produzido no interior da Terra.
Pode ser obtida a partir do sol (energia solar), não poluindo o meio ambiente. Obtida a partir da queima de lenha, uma matéria-prima barata e encontrada em qualquer lugar. Pode ser obtida através do gás natural, que é menos poluente do que os derivados do petróleo e carvão.
As usinas geotérmicas são, portanto, as responsáveis por converter o calor interno da Terra em energia elétrica, e isso é realizado da seguinte forma: a) capta-se a água quente ou já em forma de vapor no interior da Terra através de tubos especificamente elaborados; b) direciona-se esse vapor que é liberado sob forte ...
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email